5 dicas para manter a qualidade e segurança dos alimentos do seu mercado

5 dicas para manter a qualidade e segurança dos alimentos do seu mercado

Manter a segurança dos alimentos é uma tarefa de grande importância para o sucesso do seu mercado. Confira nossas dicas de como fazer isso!

Categorias: Produtos
Redação Unisold Redação Unisold

Garantir a segurança dos alimentos comercializados em um supermercado é uma função básica de qualquer estabelecimento dessa natureza.

Afinal, além de oferecer mais segurança ao consumidor, que não terá surpresas desagradáveis ao consumir itens comprados no seu mercado, essa também é uma ação exigida pela legislação brasileira.

Nesse sentido, estabelecer processos que ajudem a garantir essa segurança no seu estabelecimento é importante tanto para a sua credibilidade frente ao consumidor quanto para o bom andamento do seu negócio, mantendo suas obrigações legais em dia.

Quer saber como garantir a qualidade e a segurança dos alimentos no seu comércio? Continue a leitura!

Confira 5 dicas essenciais para manter a segurança dos alimentos

Trabalhar com a comercialização de alimentos é uma tarefa que envolve muita responsabilidade, já que muitos produtos do mercado estão diariamente na mesa da população e fazem parte da sua rotina.

Assim, é preciso que todo estabelecimento esteja atento aos processos necessários para garantir o máximo de qualidade e toda a segurança dos alimentos, evitando complicações para o consumidor e também para o próprio negócio.

Confira algumas dicas de como manter a segurança dos itens vendidos no seu mercado:

1.Atente-se às leis e regulamentações vigentes

Em primeiro lugar, é preciso conhecer as regulamentações existentes no Brasil quando o assunto é a segurança dos alimentos.

Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um órgão de grande relevância, que regulamenta os processos necessários a partir da definição de Boas Práticas, ou seja, diretrizes que determinam como devem ser manipulados e armazenados os itens alimentícios de um estabelecimento.

2.Elabore um sistema de controle de qualidade

Para que a segurança desses produtos se torne algo efetivamente praticado na rotina do estabelecimento, é preciso contar com um bom sistema de controle de qualidade, que esteja constantemente avaliando os processos realizados e os resultados obtidos por eles.

Dessa maneira, é possível garantir que as normas vigentes estejam sendo respeitadas e que o dia a dia do mercado contribua para a manutenção da qualidade dos seus produtos alimentícios.

3.Realize treinamentos regulares com os colaboradores

Um bom treinamento é a chave para que todas as ações necessárias para manter a segurança dos alimentos sejam realmente praticadas no dia a dia do estabelecimento.

Assim, será possível preparar os colaboradores para essas atividades, de forma que realizem cada tarefa com o conhecimento necessário para cumpri-la, além de possibilitar que novos funcionários compreendam os procedimentos realizados no mercado.

Para garantir a eficácia desses treinamentos, é preciso que sejam regulares, de modo que sejam oferecidos a novos colaboradores, além de contribuírem para o desenvolvimento contínuo daqueles que já trabalham no local há mais tempo.

4.Defina e cumpra os prazos de validade

Os prazos de validade são um dos principais elementos a serem considerados para garantir a segurança do consumidor.

Um bom jeito de não deixar os produtos estragarem na gôndola do supermercado é investir no método “o primeiro que entra é o primeiro que sai”. Ou seja, na hora de reabastecer as prateleiras, coloque os itens novos no fundo, deixando na frente aqueles que estão ali há mais tempo e, portanto, precisam ser vendidos mais cedo.

5.Mantenha a higiene constante dos alimentos e tenha equipamentos adequados

Lembre-se de que a higiene dos alimentos é um ponto fundamental para a segurança desses produtos, principalmente quando se trata da organização do hortifruti, que conta com itens que não estão embalados.

Nesse caso, também é preciso estar atento à higiene e à qualidade dos equipamentos usados nesse setor, desde aqueles que são destinados ao armazenamento dos alimentos até aqueles que utilizamos ao manuseá-los.

As bobinas de plástico, dispensadores e suportes, por exemplo, precisam estar em bom estado e ser fabricados em um bom material.

É aqui que entram as soluções da Unisold para o seu mercado!

Trabalhamos com bobinas de plástico, suportes e dispensadores totalmente sustentáveis, que evitam contaminações e garantem qualidade no armazenamento de alimentos.

Acesse o site da Unisold, entre em contato e conheça melhor nossas soluções para o seu estabelecimento!