Você já deve ter comprado algum produto a partir do delicioso aroma que sentiu ao passar por alguma loja ou corredor do supermercado. Nesse momento, a memória olfativa está agindo.
Trata-se de uma sensação que nos remete aos momentos agradáveis e a uma experiência que gostaríamos de viver novamente.
Pode ser o cheiro de algum alimento ou aquele perfume de flores que nos faz bem quando nos lembramos de alguma experiência feliz que tivemos em algum passeio.
Conforme estudos realizados na Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, o olfato é o sentido que mais desperta as memórias emocionais, uma vez que o centro de processamento de cheiros do cérebro está localizado próximo à região que controla as emoções.
Deseja saber mais sobre a memória olfativa e de que maneira ela contribui para criar e melhorar as experiências em seu supermercado? Continue a leitura e confira!
Como funciona a memória olfativa?
A memória olfativa está intimamente relacionada com o nosso subconsciente e não temos o controle sobre ela.
Os odores servem como gatilhos para despertar as memórias antigas, portanto, estão vinculadas às nossas emoções.
Os cheiros agradáveis tendem a nos levar a bons momentos do passado, situação que nos remete a reviver aquelas sensações, já os odores ruins nos lembram de experiências negativas.
Desse modo, existem cuidados que precisam ser tomados no supermercado, tanto para serem evitados os cheiros que afastam os consumidores quanto para proporcionar lembranças boas e sensações que estimulem as compras.
Descubra como criar experiências únicas no seu supermercado
A partir dessas informações, é muito importante a atenção para o desenvolvimento de estratégias que colaborem com os negócios do seu supermercado.
Para isso, você deve desenvolver as seguintes ações:
Utilize aromas específicos em cada seção
Para cada seção, torna-se possível a aplicação de cheiros agradáveis, como, por exemplo:
- padaria - o delicioso cheiro de pão assado,
- açougue - o aroma do churrasco grelhado desperta a vontade de saboreá-lo,
- hortifruti - o perfume das frutas atrai os clientes,
- lanchonete - o cheiro do café sendo passado é um convite para quem se aproxima.
Além disso, os aromas também podem remeter os consumidores a alegria da praia e o odor de perfumes leves para as roupas pode ser utilizado no setor de limpeza.
Crie uma identidade olfativa para a loja
Outra grande ideia é criar uma identidade que colabore com a memória olfativa para a sua loja, ou seja, um cheiro agradável que é percebido assim que as pessoas entram no ambiente.
Essa ação fará as pessoas associarem esse cheiro a sua marca, portanto, o odor precisa seguir um padrão, ser leve e agradável.
Lembre-se que o olfato desperta o subconsciente, portanto, boas experiências farão com que, ao sentir o aroma, a sua empresa seja lembrada de uma maneira positiva, o que é uma excelente estratégia de marketing.
Use aromas sazonais para eventos especiais
Outra maneira agradável de conquistar clientes é o uso de aromas sazonais para as datas especiais.
Pense nas possibilidades que podem ser aplicadas em datas como:
- Natal,
- Dia das Mães,
- Dia dos Pais,
- Páscoa,
- Dia das Crianças,
- Dia dos Namorados.
Esse detalhe pode criar uma conexão emocional com os clientes e transformar o seu ambiente em um local muito agradável, onde a experiência de compra reúna alegria e bem-estar.
Agora que você conhece a importância da memória olfativa e o quanto ela contribui para atrair clientes e aumentar as suas vendas, vale a pena também conferir nosso post que apresenta dicas que precisam ser avaliadas.
Leia o nosso conteúdo sobre: Transforme o seu negócio com o marketing para supermercados!