O check stand é uma estratégia eficaz para impulsionar as compras e um grande aliado para aumentar os resultados do seu supermercado.
Está longe o tempo em que as pessoas entravam nos supermercados, realizavam suas compras, dirigiam-se para a fila do caixa, pagavam e iam embora.
Atualmente, desde a chegada até o pagamento, tudo no supermercado envolve experiências. Quanto mais positivas forem essas experiências (chegada, permanência, escolha do produto), maiores as chances de fidelizar o cliente.
Nesse sentido, a organização dos produtos e a exposição dos mesmos são fatores determinantes para aumentar a permanência do cliente no interior da loja e levá-lo às compras.
Cada aspecto é meticulosamente planejado para capturar a atenção do consumidor e motivar a compra. Nesse contexto, o check stand emerge como uma tática para aprimorar a experiência de compra e impulsionar as vendas.
Quer saber mais sobre essa estratégia e como ela impacta as vendas no supermercado? Continue a leitura e confira.
O que é check stand e qual seu papel no supermercado?
O check stand é o espaço localizado estrategicamente próximo aos caixas, sejam eles físicos ou digitais.
Também chamado de ilha de produtos, trata-se de um lugar especialmente pensado para estimular compras sem planejamento, como balas, chocolates, pilhas e muitos outros itens que geralmente não constam nas listas, mas que sempre despertam o interesse de quem está na fila do caixa.
Para você saber, há algum tempo, o SPC Brasil) realizou um estudo apontando que dois em cada dez consumidores brasileiros realizam compras frequentes por impulso.
Esse é um dos papéis do check stand: provocar uma ou mais compra enquanto o consumidor se dirige ou aguarda ser atendido no caixa.
Como o check stand influencia o comportamento do consumidor?
Um consumidor que comprou os itens desejados e se dirige para o caixa está no chamado “modo de compra”, por isso se torna mais receptivo aos estímulos visuais e emocionais, isso aumenta a chance dele adquirir mais itens.
Nesse sentido, tanto a localização do check stand como a disposição dos produtos em suas prateleiras são estrategicamente pensadas para impactar o consumidor e estimular compras por impulso.
Sem contar que no check stand são geralmente expostos itens menores, que na maioria das vezes passam despercebidos pelo cliente nos corredores tradicionais.
Por serem itens menores, geralmente eles têm baixo custo, estimulando ainda mais a compra.
Outro ponto determinante é que todo o espaço é influenciado por um alto apelo visual, isso para atrair a atenção para a ilha e para os produtos expostos, estimulando a compra.
Essa estratégia também melhora a experiência da compra e impacta na vontade de adquirir o item.
Leia também: Aproveite a memória olfativa para criar experiências no supermercado.
Dicas para otimizar o check stand e aumentar as vendas
Como já mencionado, o check stand não só impulsiona as vendas, mas também melhora a experiência e fidelização dos clientes. Logo, as estratégias aplicadas ao local precisam estar alinhadas ao perfil do seu consumidor e objetivos do seu supermercado.
Para isso:
- instale o seu check stand bem posicionado,
- crie um espaço agradável e de fácil acesso.
- organize o layout com clareza,
- evite excesso de produtos,
- coloque em prática o visual merchandising,
- distribua os itens organizada e estrategicamente,
- priorize mercadorias pequenas e de alto giro.
Treine o seu time, afinal, operadores de caixa, empacotadores e outros profissionais podem sugerir produtos e influenciar naturalmente a decisão de compra.
Agora que você sabe o que é check stand e como ele impacta as vendas, que tal continuar a leitura e conferir como a automação comercial pode transformar seu supermercado?