Checklist do supermercadista para 2026: como preparar sua operação para um ano mais eficiente?

Checklist do supermercadista para 2026: como preparar sua operação para um ano mais eficiente?

Existem passos importantes a serem seguidos para obter sucesso em uma operação supermercadista no ano de 2026. Leia e conheça cada um deles!

Redação Unisold Redação Unisold

A operação supermercadista exige organização, definição de objetivos claros e passíveis de serem atingidos, além da mensuração constante dos resultados.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no ano de 2024 esse segmento faturou R$ 1,067 trilhão, o equivalente a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.

As estimativas dessa associação para o ano de 2025 são de um crescimento na ordem de 2,7%, portanto, um segmento importante para a economia do Brasil e que vem se aprimorando a cada dia, especialmente em razão das mudanças de comportamento do consumidor que se torna cada vez mais exigente.

Continue a leitura de nosso post e confira um checklist que aponta os 4 passos para uma operação supermercadista bem sucedida para 2026!

4 passos para uma operação supermercadista eficiente em 2026

As projeções de especialistas indicam que o setor supermercadista pode esperar excelentes resultados e um crescimento contínuo em 2026.

Essa tendência se dá a partir dos seguintes fatos:

  • reforma tributária com grande oportunidade do aumento das margens de lucro,
  • melhora do crédito ao consumidor,
  • Copa do Mundo,
  • aumento do poder de compra da população.

Não basta apenas esperar o ano novo, mas sim estar preparado para atender à demanda e transformar os esforços dedicados em lucratividade. Para isso, é fundamental seguir os passos a seguir:

Organize seu estoque e revise seus fornecedores

O primeiro passo para se obter sucesso no setor supermercadista está na organização do estoque e na revalidação dos fornecedores.

Para isso, é fundamental serem revisadas:

  • quantidades de mercadorias estocadas,
  • giro dos produtos,
  • prazo de validade.

Priorize também os fornecedores que garantem qualidade, cumprimento e atendimento aos pedidos, como é o caso da Garantia 1000% da Unisold®, um exemplo de confiança e transparência.

Otimize o uso e o armazenamento das embalagens

A otimização do uso e do armazenamento das embalagens contribuem de maneira efetiva para a redução dos desperdícios e facilita a rotina de colaboradores e consumidores, sendo possível oferecer bobinas e sacolas que possam ser identificadas através de cores e tamanhos.

Esse é o caso dos suportes Unisold®, uma forma inteligente de facilitar o abastecimento e reduzir o tempo de reposição, contribuindo ainda para o conforto dos clientes.

Treine sua equipe para boas práticas e uso consciente

O treinamento da equipe é fundamental para que se possam incorporar as boas práticas de reposição.

É fundamental que as embalagens estejam disponíveis no tamanho adequado para atender a cada setor supermercadista, isso contribui para a eficiência das operações e que se volta para a sustentabilidade, um assunto que cada vez mais ganha o respeito e a admiração da sociedade.

Defina metas e acompanhe resultados

É fundamental estabelecer metas a serem alcançadas, pois sem elas é impossível aprimorar processos, aumentar o faturamento e otimizar a lucratividade da operação.

Dessa forma, é crucial implementar indicadores, sobretudo nas operações diárias. Isso permite mensurar e monitorar resultados relacionados a:

  • tempo de reposição de mercadorias,
  • perdas,
  • custo operacional das operações,
  • satisfação dos clientes.

Isso só será possível a partir da padronização e das boas práticas disponíveis, como, por exemplo, contar com a qualidade dos produtos Unisold® e se assegurar que o padrão será mantido durante todo o ano.

Unisold®: sua parceira para um 2026 de sucesso!

Com mais de 30 anos de atuação, a Unisold® se estabeleceu como uma parceira de negócios essencial para milhares de empresas no setor supermercadista.

A empresa atende tanto o mercado brasileiro quanto importantes mercados na América do Norte, Central, Europa e Ásia, cumprindo seu papel de suporte ao setor.

Apoiando seus clientes, torna-se possível oferecer ao mercado consumidor:

  • produtos de alta qualidade,
  • diferenciais técnicos,
  • soluções que fortalecem a eficiência e organização das operações.

Deseja iniciar 2026 com sucesso e preparar a sua operação para o novo ano que chega?

Entre em contato com a Unisold® e saiba de que maneira podemos contribuir para que o seu empreendimento alcance grandes resultados!