A operação supermercadista exige organização, definição de objetivos claros e passíveis de serem atingidos, além da mensuração constante dos resultados.
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no ano de 2024 esse segmento faturou R$ 1,067 trilhão, o equivalente a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.
As estimativas dessa associação para o ano de 2025 são de um crescimento na ordem de 2,7%, portanto, um segmento importante para a economia do Brasil e que vem se aprimorando a cada dia, especialmente em razão das mudanças de comportamento do consumidor que se torna cada vez mais exigente.
Continue a leitura de nosso post e confira um checklist que aponta os 4 passos para uma operação supermercadista bem sucedida para 2026!
4 passos para uma operação supermercadista eficiente em 2026
As projeções de especialistas indicam que o setor supermercadista pode esperar excelentes resultados e um crescimento contínuo em 2026.
Essa tendência se dá a partir dos seguintes fatos:
- reforma tributária com grande oportunidade do aumento das margens de lucro,
- melhora do crédito ao consumidor,
- Copa do Mundo,
- aumento do poder de compra da população.
Não basta apenas esperar o ano novo, mas sim estar preparado para atender à demanda e transformar os esforços dedicados em lucratividade. Para isso, é fundamental seguir os passos a seguir:
Organize seu estoque e revise seus fornecedores
O primeiro passo para se obter sucesso no setor supermercadista está na organização do estoque e na revalidação dos fornecedores.
Para isso, é fundamental serem revisadas:
- quantidades de mercadorias estocadas,
- giro dos produtos,
- prazo de validade.
Priorize também os fornecedores que garantem qualidade, cumprimento e atendimento aos pedidos, como é o caso da Garantia 1000% da Unisold®, um exemplo de confiança e transparência.
Otimize o uso e o armazenamento das embalagens
A otimização do uso e do armazenamento das embalagens contribuem de maneira efetiva para a redução dos desperdícios e facilita a rotina de colaboradores e consumidores, sendo possível oferecer bobinas e sacolas que possam ser identificadas através de cores e tamanhos.
Esse é o caso dos suportes Unisold®, uma forma inteligente de facilitar o abastecimento e reduzir o tempo de reposição, contribuindo ainda para o conforto dos clientes.
Treine sua equipe para boas práticas e uso consciente
O treinamento da equipe é fundamental para que se possam incorporar as boas práticas de reposição.
É fundamental que as embalagens estejam disponíveis no tamanho adequado para atender a cada setor supermercadista, isso contribui para a eficiência das operações e que se volta para a sustentabilidade, um assunto que cada vez mais ganha o respeito e a admiração da sociedade.
Defina metas e acompanhe resultados
É fundamental estabelecer metas a serem alcançadas, pois sem elas é impossível aprimorar processos, aumentar o faturamento e otimizar a lucratividade da operação.
Dessa forma, é crucial implementar indicadores, sobretudo nas operações diárias. Isso permite mensurar e monitorar resultados relacionados a:
- tempo de reposição de mercadorias,
- perdas,
- custo operacional das operações,
- satisfação dos clientes.
Isso só será possível a partir da padronização e das boas práticas disponíveis, como, por exemplo, contar com a qualidade dos produtos Unisold® e se assegurar que o padrão será mantido durante todo o ano.
Unisold®: sua parceira para um 2026 de sucesso!
Com mais de 30 anos de atuação, a Unisold® se estabeleceu como uma parceira de negócios essencial para milhares de empresas no setor supermercadista.
A empresa atende tanto o mercado brasileiro quanto importantes mercados na América do Norte, Central, Europa e Ásia, cumprindo seu papel de suporte ao setor.
Apoiando seus clientes, torna-se possível oferecer ao mercado consumidor:
- produtos de alta qualidade,
- diferenciais técnicos,
- soluções que fortalecem a eficiência e organização das operações.
Deseja iniciar 2026 com sucesso e preparar a sua operação para o novo ano que chega?
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