No setor varejista, a experiência do cliente se tornou um fator decisivo para o sucesso do negócio.
Desde a entrada na loja até o pós-compra, cada detalhe importa na construção de uma jornada positiva e memorável para o consumidor.
Hoje em dia, a atratividade dos preços não basta. Uma pesquisa da PwC revela que os consumidores se preocupam mais com questões ambientais, buscam bem-estar e nutrição, e valorizam as interações humanas, mesmo com o avanço da IA.
Investir em experiência do cliente é uma forma de aumentar o ticket, garantir o retorno do público e fidelizar os clientes.
Continue lendo para saber mais e veja quatro dicas práticas para implementar no seu supermercado.
A importância da experiência do cliente no supermercado
A experiência do cliente envolve todas as interações que ele tem com a loja, o que influencia diretamente a percepção da marca e a decisão de retorno.
O comportamento do consumidor está em constante evolução. Na era atual, de hiper conectividade, os consumidores procuram:
- agilidade no atendimento,
- organização dos produtos,
- opções saudáveis e sustentáveis,
- clareza nas informações,
- facilidade no pagamento,
- conforto durante a compra,
- transparência.
Supermercados que conseguem atender essas demandas saem na frente na disputa pela preferência do cliente.
Segundo a IZIO&Co, 67% dos consumidores usam a primeira impressão de uma loja para decidir se compram novamente lá. Além disso, 59% afirmam que não voltam ao estabelecimento depois de ter tido uma má experiência.
Tudo isso mostra a importância de colocar os clientes nos centros dos processos para garantir que suas tarefas e obrigações se tornem mais leves.
4 dicas para melhorar a experiência do cliente no supermercado
Confira as melhores práticas para melhorar a experiência do cliente no seu supermercado.
Invista na organização e no layout da loja
Uma estrutura bem planejada facilita a circulação e torna a compra mais agradável.
Invista em sinalização clara, boa iluminação e disposição estratégica dos produtos para reduzir o tempo de busca e, ao mesmo tempo, estimular mais compras.
Lembre-se: quanto mais intuitiva for a jornada, melhor será a experiência do cliente.
Caso você não tenha experiência nessa área, vale a pena consultar um especialista. Até mesmo pequenas mudanças no layout podem fazer toda a diferença para os seus resultados!
Garanta agilidade no atendimento e nos processos operacionais
Ninguém gosta de filas longas, processos demorados e de prateleiras vazias.
Uma boa ideia para combater esses problemas é investir em automação, oferecer autoatendimento e garantir uma reposição rápida.
Outra dica é buscar por soluções que tornem a jornada de compra mais simples e rápida, como as bobinas codificadas por cores da Unisold. Elas facilitam a identificação dos tipos de embalagem e tornam o hortifrúti mais organizado.
Ofereça praticidade e segurança no autosserviço
O autosserviço não envolve apenas o pagamento da compra sem auxílio humano. Ele também está ligado com a procura de produtos e sua escolha, especialmente em áreas como padaria, hortifrúti e açougue, por exemplo.
Para garantir uma boa experiência do cliente, opte por embalagens que sejam fáceis de usar, higiênicas e seguras.
Nesse sentido, as bobinas Unisold são um diferencial, pois aliam alta resistência à praticidade e facilidade de manuseio. Tais características impactam positivamente a percepção do consumidor em relação ao seu supermercado.
Cuide da experiência pós-compra para fidelizar clientes
A jornada do seu cliente não deve terminar no caixa! Você deve estar sempre em contato para pedir feedback e lembrar que seu mercado está esperando uma próxima visita.
Para evitar comentários negativos, é essencial que suas embalagens sejam de alta qualidade, o que reduz perdas e frustrações.
Cabe a você se assegurar que os produtos cheguem em boas condições. As bobinas da Unisold podem ajudar nesse momento. Elas evitam desperdício e, por meio de cores, indicam a opção ideal para cada tipo de alimento ou produto.
Quer oferecer uma boa experiência para o cliente com nossas soluções? Entre no nosso site e leve qualidade, inovação e praticidade para sua loja!