Como melhorar a experiência do cliente no supermercado: dicas práticas para fidelizar consumidores

Como melhorar a experiência do cliente no supermercado: dicas práticas para fidelizar consumidores

Focar na experiência do cliente é essencial para fidelizar os consumidores e aumentar seu lucro. Leia e veja nossas dicas para isso.

Categorias: Dicas Unisold
Redação Unisold Redação Unisold

No setor varejista, a experiência do cliente se tornou um fator decisivo para o sucesso do negócio.

Desde a entrada na loja até o pós-compra, cada detalhe importa na construção de uma jornada positiva e memorável para o consumidor.

Hoje em dia, a atratividade dos preços não basta. Uma pesquisa da PwC revela que os consumidores se preocupam mais com questões ambientais, buscam bem-estar e nutrição, e valorizam as interações humanas, mesmo com o avanço da IA.

Investir em experiência do cliente é uma forma de aumentar o ticket, garantir o retorno do público e fidelizar os clientes.

Continue lendo para saber mais e veja quatro dicas práticas para implementar no seu supermercado.

A importância da experiência do cliente no supermercado

A experiência do cliente envolve todas as interações que ele tem com a loja, o que influencia diretamente a percepção da marca e a decisão de retorno.

O comportamento do consumidor está em constante evolução. Na era atual, de hiper conectividade, os consumidores procuram:

  • agilidade no atendimento,
  • organização dos produtos,
  • opções saudáveis e sustentáveis,
  • clareza nas informações,
  • facilidade no pagamento,
  • conforto durante a compra,
  • transparência.

Supermercados que conseguem atender essas demandas saem na frente na disputa pela preferência do cliente.

Segundo a IZIO&Co, 67% dos consumidores usam a primeira impressão de uma loja para decidir se compram novamente lá. Além disso, 59% afirmam que não voltam ao estabelecimento depois de ter tido uma má experiência.

Tudo isso mostra a importância de colocar os clientes nos centros dos processos para garantir que suas tarefas e obrigações se tornem mais leves.

4 dicas para melhorar a experiência do cliente no supermercado

Confira as melhores práticas para melhorar a experiência do cliente no seu supermercado.

Invista na organização e no layout da loja

Uma estrutura bem planejada facilita a circulação e torna a compra mais agradável.

Invista em sinalização clara, boa iluminação e disposição estratégica dos produtos para reduzir o tempo de busca e, ao mesmo tempo, estimular mais compras.

Lembre-se: quanto mais intuitiva for a jornada, melhor será a experiência do cliente.

Caso você não tenha experiência nessa área, vale a pena consultar um especialista. Até mesmo pequenas mudanças no layout podem fazer toda a diferença para os seus resultados!

Garanta agilidade no atendimento e nos processos operacionais

Ninguém gosta de filas longas, processos demorados e de prateleiras vazias.

Uma boa ideia para combater esses problemas é investir em automação, oferecer autoatendimento e garantir uma reposição rápida.

Outra dica é buscar por soluções que tornem a jornada de compra mais simples e rápida, como as bobinas codificadas por cores da Unisold. Elas facilitam a identificação dos tipos de embalagem e tornam o hortifrúti mais organizado.

Ofereça praticidade e segurança no autosserviço

O autosserviço não envolve apenas o pagamento da compra sem auxílio humano. Ele também está ligado com a procura de produtos e sua escolha, especialmente em áreas como padaria, hortifrúti e açougue, por exemplo.

Para garantir uma boa experiência do cliente, opte por embalagens que sejam fáceis de usar, higiênicas e seguras.

Nesse sentido, as bobinas Unisold são um diferencial, pois aliam alta resistência à praticidade e facilidade de manuseio. Tais características impactam positivamente a percepção do consumidor em relação ao seu supermercado.

Cuide da experiência pós-compra para fidelizar clientes

A jornada do seu cliente não deve terminar no caixa! Você deve estar sempre em contato para pedir feedback e lembrar que seu mercado está esperando uma próxima visita.

Para evitar comentários negativos, é essencial que suas embalagens sejam de alta qualidade, o que reduz perdas e frustrações.

Cabe a você se assegurar que os produtos cheguem em boas condições. As bobinas da Unisold podem ajudar nesse momento. Elas evitam desperdício e, por meio de cores, indicam a opção ideal para cada tipo de alimento ou produto.

Quer oferecer uma boa experiência para o cliente com nossas soluções? Entre no nosso site e leve qualidade, inovação e praticidade para sua loja!