Cross merchandising em supermercados: como aumentar vendas e melhorar a experiência do cliente?

Cross merchandising em supermercados: como aumentar vendas e melhorar a experiência do cliente?

Quer saber como o cross merchandising ajuda a aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente no seu supermercado? Leia aqui.

Categorias: Dicas Unisold
Redação Unisold Redação Unisold

O cross merchandising é uma das estratégias mais praticadas para impulsionar as vendas no varejo, afinal, impulsiona as compras.

Essa técnica estimula os frequentadores a levarem para casa produtos que na maioria das vezes não estavam na sua lista de compras.

Sua principal vantagem é que ela influencia diretamente o comportamento de compra e pode ser utilizada para impulsionar a venda de praticamente todos os produtos que se relacionam.

A estratégica também ajuda a otimizar o espaço físico do supermercado, garantindo melhor organização e visibilidade dos produtos, tornando a experiência de compra do cliente mais agradável e intuitiva.

Mas, afinal, como o cross merchandising pode aumentar as vendas nos hiper e supermercados? Continue a leitura e confira.

O que é cross merchandising?

O merchandising é uma estratégia de marketing que envolve um conjunto de técnicas que visam promover produtos de forma estratégica, aumentando sua visibilidade no ponto de venda e atraindo consumidores para a compra.

Essa estratégia se popularizou nos Estados Unidos no início dos anos de 1900, quando lojas de departamento decidiram incrementar suas vitrines e organizar suas prateleiras destacando seus produtos para chamar a atenção do consumidor.

A tentativa deu certo e com o passar dos anos, o merchandising evoluiu e passou a considerar vários fatores quando se trata de atrair o consumidor para um produto e levá-lo para a compra.

O cross merchandising, ou merchandising cruzado, é uma estratégia que consiste em combinar a exposição de vários produtos que se relacionam para despertar o interesse do consumidor e levá-lo a comprar mais itens do que inicialmente desejava.

Confira exemplos de estratégias de cross merchandising:

  • colocar de forma bem visível, queijo ralado, molho de tomate e vinhos próximos de macarrão, calzones e massa de lasanha, entre outros produtos complementares,
  • criar kits para Natal, Fim de Ano, Páscoa, Dia das Mães e dos Pais, e outras datas comemorativas,
  • oferecer degustações de bolos, e ao lado expor cafés, sucos e chás e até mesmo biscoitos, entre outros exemplos,
  • criar uma seção especial com produtos para churrascos aproximando carnes, bebidas, carvão, temperos e outros itens para a ocasião.

Porém, não se trata somente de aproximar e expor itens relacionados, mas criar um ambiente e um clima favorável para atrair a atenção e estimular o cliente para a compra.

Por que o cross merchandising aumenta as vendas e o ticket médio?

Segundo o portal Super Varejo, estratégias de Cross Merchandising podem aumentar o ticket médio do supermercado em até 20% e a margem em 2%.

Por que isso acontece? Ao aproximar estrategicamente itens complementares, criar um cenário estratégico para eventos especiais ou ainda construir um espaço favorável e atrativo para datas sazonais, o consumidor é estimulado a colocar no seu carrinho mercadorias que ele não havia programado comprar.

Um dos papéis do cross merchandising é fazer o cliente sentir a necessidade e a utilidade em levar um ou mais itens expostos.

Também é uma estratégia que tende a prolongar a permanência do seu cliente no interior do seu estabelecimento, elevando as chances dele adquirir outros produtos adicionais.

Outro grande benefício da prática é que quando o consumidor encontra facilidades na disposição dos itens, ele acaba gastando mais sem perceber, aproveitando dicas, ofertas e comodidades.

Sem contar que é uma excelente oportunidade para destacar e estimular a venda de produtos de baixo giro.

Leia também: O que é visual merchandising e qual sua importância para supermercados.

Boas práticas para aplicar o cross merchandising de forma eficiente

Para aproveitar ao máximo o cross merchandising e estimular o seu cliente, um passo importante é associar itens que fazem sentido e ganham utilidade juntos, como, por exemplo:

  • vinhos ao lado de queijos,
  • molhos próximos às massas,
  • cafés perto de biscoitos, bolos e pães,
  • carnes com bebidas,
  • fraldas descartáveis com lencinhos e sabonetes infantis.

Outro ponto importante é o posicionamento estratégico dos produtos nas gôndolas, usando preferencialmente as áreas de alta circulação.

Não esqueça de utilizar elementos visuais e até mesmo criar um ambiente que atraia a atenção de seus clientes para os itens.

Procure criar suas estratégias a partir da análise do comportamento de seus clientes, como, por exemplo, horários de maior demanda, as preferências de consumo e as tendências sazonais. Isso permite oferecer experiências mais personalizadas.

Agora que você sabe como o cross merchandising pode ajudar a aumentar as vendas no supermercado, que tal continuar a leitura e conferir o artigo que fala sobre marketing para padaria: dicas para atrair mais clientes.