As ofertas de fim de ano são excelentes estratégias para aumentar as vendas e lucrar mais nos supermercados, afinal, nesse período há uma grande procura por vendas sazonais.
Natal e Ano Novo estão entre as principais datas do ano e são uma das épocas mais aguardadas pelos comerciantes e supermercadistas para aumentarem suas vendas.
Segundo matéria de setembro de 2023, da Revista S.A Mais Varejo, 60% dos varejistas apontam que vendas desse período têm peso de médio a alto para seus negócios alcançarem as metas de faturamento traçadas para o ano.
Nessa hora, ofertas e promoções podem ser o grande diferencial para você aumentar ainda mais suas vendas e melhorar a sua lucratividade.
Continue a leitura e saiba como lucrar mais com as ofertas de fim de ano!
Descubra as melhores ações para lucrar com as ofertas de fim de ano
Criar estratégias de ofertas de fim de ano está muito além de apenas oferecer desconto ao seu consumidor.
Esse processo pode envolver desde a criação de um cenário atraente, estoque atualizado e até mesmo facilitar para o cliente todo o processo de compra e pagamento.
Mas, afinal, como você pode criar ofertas de fim de ano e lucrar mais?
Invista em uma decoração atraente e criativa
Uma boa oferta de fim de ano pode começar com uma decoração bem atraente e um tanto quanto criativa no seu ambiente.
A criação de cenários é uma forma para atrair e envolver o seu público e ela pode ser tradicional, clássica, casual, jovem, infantil e outros estilos.
Após sua decoração para o Natal, invista em cenários que remetem às comemorações e festas de fim de ano, por exemplo.
Disponibilize degustações de boas-vindas
Degustações são alternativas inteligentes para você provocar experiências gustativas no seu público, aproveitando o momento para realizar suas ofertas de fim de ano.
Crie cenários propícios para degustação de panetones, doces e até mesmo bebidas e receitas natalinas.
Abasteça o estoque com o mix de produtos para a época do ano
Para atrair o público, o ideal é que as ofertas de fim de ano no supermercado envolvam produtos da época, por isso é importante abastecer o estoque com um mix deles.
Então, analise as tradições da sua região para saber quais são os produtos que mais vendem nesse período.
De modo geral, no Natal, por exemplo, o panetone, aves, cervejas, vinhos e as frutas secas estão entre os produtos sazonais mais procurados.
Porém, nesse período do ano também aumenta a procura por ingredientes para fazer sobremesas, hortifrútis e frutas, como abacaxi, romã, pêssego e uvas.
Da mesma forma, existe uma maior demanda por embalagens descartáveis para cozinhar as aves e outros pratos.
Já para a virada do ano, a carne suína é tradicional, juntamente com cervejas e espumantes, além da lentilha.
Ofereça facilidades aos clientes.
Muito mais que descontos, o consumidor é atraído pelas boas experiências e facilidades que o seu mercado promove.
Por isso, ofereça facilidades. Uma forma de fazer isso é criar um programa de cartão fidelidade, cartões próprios para pagamentos, descontos especiais para clientes da loja, maior prazo para o pagamento, parcelamento da compra sem juros e muito mais.
Prepare promoções especiais
Não tem como pensar em ofertas de fim de ano sem preparar promoções especiais
Além de descontos, crie combos especiais para clientes atuais e outros atrativos para os novos. Ofereça brindes, pacotes, recompensas, vale-compras, sorteios, etc.
Agora que você sabe como pode lucrar mais com as ofertas de fim de ano, continue em nosso blog para conferir algumas dicas para atrair clientes para o hortifrúti!