Com o crescimento dessa pauta em toda a sociedade, tem ficado cada vez mais evidente qual a importância do desenvolvimento sustentável.
Afinal, nos últimos anos, o mundo todo tem enfrentado cada vez mais impactos ambientais gerados pela ação humana, especialmente os processos de indústrias e grandes empresas.
Por isso, muitos empreendimentos viram que chegou a hora de assumir essa responsabilidade e entender como podemos ajudar a preservar o planeta em que vivemos.
Para entender melhor qual a importância do desenvolvimento sustentável e como ele é praticado, continue a leitura?
Qual a importância do desenvolvimento sustentável para o mundo?
Muitas pessoas ainda não entendem qual a importância do desenvolvimento sustentável, mas isso não quer dizer que não estejamos sentido seus impactos todos os dias.
Os altos índices de poluição, seja na atmosfera, nas ruas, ou até mesmo a poluição sonora e visual, trazem sérios prejuízos para a saúde de toda a população, principalmente de quem vive nos centros urbanos.
Essas são consequências geradas pela ação humana, que traz impactos negativos para o meio ambiente, através da extração desenfreada de recursos naturais e até mesmo do descarte incorreto de resíduos.
Assim, além de entender quais são as ações que trazem efeitos negativos, também é preciso lembrar que devemos utilizar determinados produtos de maneira responsável para não afetar a natureza e vida de todos os seres que aqui habitam.
Nesse sentido, fica clara qual a importância do desenvolvimento sustentável para que possamos construir um modo de vida menos prejudicial para todos.
Os três pilares do desenvolvimento sustentável
Muitas empresas já entenderam qual a importância do desenvolvimento sustentável e, por isso, têm investido em novas formas de encarar seus processos.
Para colocar esse princípio em prática, é preciso lembrar que ele está ligado tanto à preservação do meio ambiente quanto ao cuidado com a vida dos seres humanos, o que envolve três pilares importantes. Confira:
1.Sustentabilidade econômica
O primeiro ponto é a sustentabilidade econômica, que está intimamente relacionada aos pontos seguintes.
Pensar sobre esse aspecto significa considerar que um crescimento econômico responsável não pode ser colocado acima das prioridades ambientais e sociais que encontramos na vida em sociedade.
Isso envolve a difícil tarefa de encontrar um modo de produzir, distribuir e promover o consumo de produtos sem que isso traga prejuízos à natureza e sem que a dinâmica do mercado traga consequências negativas à vida das pessoas.
2.Sustentabilidade social
Mesmo quem já sabe qual a importância do desenvolvimento sustentável pode esquecer da importância de considerar o aspecto social desse processo.
Trata-se de um compromisso com toda a sociedade, voltado para a superação de problemas relacionados à desigualdade, como a falta de acesso à saúde, à educação e ao bem-estar de que todos precisamos para viver bem.
Isso inclui a garantia de direitos para os colaboradores de uma empresa, a criação de espaços inclusivos e um tratamento igualitário a todos.
3.Sustentabilidade ambiental
Por fim, não se pode falar em desenvolvimento sustentável sem lembrar da importância da preservação do meio ambiente, uma ação necessária para que possamos continuar vivendo com qualidade.
Na atuação de empresas, isso acontece por meio de cuidados com os impactos que podem gerar à natureza.
Assim, é necessário pensar sobre o descarte de resíduos, materiais utilizados para a fabricação de produtos e a valorização dos recursos naturais.
Para conhecer uma marca que se importa com esse assunto e tem um compromisso firmado com o desenvolvimento sustentável, conheça a Unisold!
Trabalhamos com bobinas de plástico de forma consciente, utilizando o plástico com responsabilidade e propósito, buscando sempre um caminho sustentável para a nossa produção.
Acesse o site da Unisold, entre em contato e conheça nossos produtos!