Todo varejista almeja um aumento nas vendas durante o Natal, e os supermercados, em particular, focam nos produtos sazonais mais procurados para atrair clientes e impulsionar seus lucros.
O final do ano representa uma oportunidade imperdível para o varejo aumentar suas vendas. Afinal, reuniões de amigos, festas familiares e a tão esperada ceia estimulam a compra, desde itens para presentes até os tradicionais produtos que não podem faltar à mesa.
Segundo o portal Monitor Mercantil, entre 19 a 24 de dezembro de 2024, o varejo cresceu 3,4% em comparação com o mesmo período em 2023. O comércio físico apresentou um melhor resultado que o virtual nesses dias.
E os super e hipermercados foram os grandes destaques, apresentando as variações mais positivas (6,0%).
Para vender mais no Natal, não basta apenas abastecer a loja; é preciso articular estrategicamente as ações para levar o público às compras.
Principais produtos para vender no Natal
Um levantamento realizado pela SA+ aponta que 71,6% dos varejistas apostam em um aumento nas vendas para o Natal de 2025 e Ano Novo, em comparação com o ano passado.
Em relação a 2024, o setor espera uma alta de:
- 10% nas vendas de panetone,
- 8,7% nas carnes natalinas,
- 8,4% nas frutas secas,
- 8,5% bebidas, alcoólicas e não alcoólicas.
Logo, um passo importante para vender no Natal é garantir o seu estoque e destacar os grupos de produtos que costumam ter maior procura no supermercado durante essa época.
Entre os produtos com maior procura, destacam-se:
- carnes especiais, como aves inteiras, peru, chester e também o bacalhau,
- hortifrúti, frutas frescas, legumes para saladas especiais,
- padaria e confeitaria, panetones, chocotones, rabanadas, sobremesas prontas ou semiprontas,
- artigos de mercearia e ingredientes de preparo de receitas, como azeitona, bacon, leite condensado, creme de leite, chocolates, castanhas, nozes, etc,
- bebidas alcoólicas e não alcoólicas chegam a representar até 30% da cesta ou carrinho em muitos casos.
Nesse período, também é comum as pessoas procurarem itens para presentes. Apostar em kits de bebidas, cosméticos e chocolates pode ser uma excelente estratégia para atender o consumidor e aumentar os resultados.
Organização e exposição: como destacar produtos de Natal
Para quem deseja vender no Natal, a forma como o produto é exposto e a ambientação ao seu redor são detalhes que fazem toda a diferença para atrair o consumidor.
Uma boa estratégia é criar ilhas temáticas ou corners dedicados ao Natal. Use esses espaços para destacar produtos tradicionais da época, como panetones, castanhas, kits para ceia e cestas de presentes.
Além de ajudar o público a encontrar o que precisa, esses espaços também o levam ao clima de Natal, incentivando a venda.
Outra dica é valorizar produtos frescos e perecíveis. Dê maior visibilidade às carnes, deixando-as em lugares estratégicos, bem iluminados e sempre limpos. Isso transmite segurança na compra. Nessa hora, o visual merchandising pode ajudar a incentivar as compras por impulso.
Para garantir uma boa experiência ao consumidor e um aumento nas vendas, é fundamental que seu supermercado esteja preparado para os horários de pico.
Mantenha um plano de reposição ágil e eficiente, assegurando que prateleiras, gôndolas e freezers estejam sempre cheios, organizados e com fácil acesso aos produtos.
Dicas extras: os segredos para vender no Natal
Algumas estratégias complementares ajudam a vender no Natal e a melhorar os resultados. Uma dica é criar ações que transformem a compra em uma experiência especial, oferecendo brindes, descontos e presentes ao cliente.
Uma dica adicional para impulsionar as vendas no Natal é a criação de combos temáticos. Por exemplo, kits como "ave + vinho + sobremesa", "vinho + taça + massa" ou "cerveja com petiscos" são excelentes estratégias para elevar o ticket médio dos clientes.
Implemente estratégias inteligentes para o Natal, como a clássica promoção "leve 2, pague 1" ou a oferta de brindes em compras acima de determinado valor. Outra opção é facilitar as condições de pagamento. Afinal, uma promoção tentadora é sempre irresistível para os clientes.
Não esqueça de:
- organizar um cronograma de reposição e compras antecipada
- treinar a sua equipe,
- cuidar do visual do seu PDV.
Agora que você já viu algumas estratégias para vender no Natal, que tal continuar aqui no nosso blog e conferir como planejar uma promoção de fim de ano que atraia clientes?