Gestão de estoque no setor mercadista: como reduzir perdas e facilitar o reabastecimento?

Gestão de estoque no setor mercadista: como reduzir perdas e facilitar o reabastecimento?

A gestão de estoque é essencial em qualquer segmento, no entanto, no comércio essa ação é vital e indispensável. Leia e confira detalhes!

Categorias: Supermercado
Redação Unisold Redação Unisold

A boa gestão de estoque é uma das grandes responsáveis pelo sucesso dos negócios, contribuindo de maneira eficaz para o bom desempenho e o alcance dos resultados.

No varejo de alimentos, o gerenciamento é ainda mais importante, pois aborda fatores fundamentais desse segmento, com destaque para:

  • redução de perdas,
  • controle de giro,
  • organização física,
  • eficiência no reabastecimento.

Para se ter uma ideia da importância desse controle, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 36% dos desperdícios nesse segmento ocorrem por falta de controle e visibilidade das datas de validade das mercadorias.

Além disso, uma gestão de estoque eficaz serve como suporte essencial para a tomada de decisões. Ao utilizar dados confiáveis, é possível aprimorar a qualidade das aquisições, resultando em margens e lucros mais vantajosos para a empresa.

Principais erros na gestão de estoque de supermercados

Os supermercados e todas as empresas que atuam no setor varejista oferecendo alimentos precisam observar os erros mais comuns da gestão de estoque, que acabam por prejudicar a operação.

O primeiro deles diz respeito à falta de controle do giro das mercadorias, ou seja, a empresa não sabe o quanto está vendendo em termos de produto.

Sem informações claras, as decisões de compra são tomadas às cegas, sem dados que indiquem as necessidades reais. Isso pode resultar na falta de produtos essenciais e no encalhe de outros nas prateleiras.

O estoque desorganizado é outro sério problema, uma vez que a falta de critérios para o armazenamento desses produtos pode levar à perda de alguns deles, além de um total descontrole em termos de data de validade.

Os inventários são necessários e precisam ser realizados periodicamente, evitando materiais “perdidos” no depósito e erros nas quantidades armazenadas quando comparadas aos dados do sistema.

A reposição sem um planejamento prévio também contribui para os prejuízos, uma vez que pode gerar rupturas e sobras desnecessárias.

Por fim, o desalinhamento entre compras e consumo é outro fator que ameaça a gestão de estoque, comprometendo seriamente os resultados.

Boas práticas para organizar o estoque e evitar perdas

A organização e a gestão de estoque exigem que boas práticas sejam adotadas, como, por exemplo, a utilização do método PEPS(primeiro que entra é o primeiro que sai) no que se refere a produtos com data de validade.

O uso de planilhas ou de um software é fundamental para apoiar as entradas, saídas, reposição e vendas das mercadorias.

Não se pode esquecer da setorização por tipo de produto, especialmente no que se refere às exigências de temperaturas, além da atenção para:

  • revisão semanal de validade,
  • padronização de caixas,
  • identificação visual clara.

Essas práticas facilitam o reabastecimento das gôndolas, já que o uso de algumas soluções, como as embalagens e suportes da Unisold®, fazem toda a diferença frente aos alimentos a granel que necessitam de sacolas.

Torne a gestão de estoque seu diferencial competitivo

Possuir uma gestão de estoque eficiente é um diferencial competitivo que impulsiona o sucesso dos negócios.

Um bom gerenciamento se traduz em:

  • ganho de produtividade,
  • redução de esforços,
  • eliminação do retrabalho,
  • melhora na apresentação e limpeza dos setores,
  • agilidade no atendimento,
  • facilidade para processos de auditoria,
  • qualidade nas compras junto aos fornecedores.

Todas essas vantagens acabam se refletindo na organização da empresa, ou seja, transformam-se em um ativo estratégico para os empreendedores e em um local agradável para se trabalhar.

Isso é fundamental para a satisfação do cliente, já que ninguém aprecia ambientes desorganizados, desconfortáveis ou que dificultem uma experiência de compra ágil e agradável.

Caso queira mais dicas sobre a gestão de estoque, leia nosso post que apresenta as frutas da estação: como aproveitar a sazonalidade para vender mais no supermercado?