Gôndolas de supermercado: 7 dicas de como organizar

Gôndolas de supermercado: 7 dicas de como organizar

Uma boa organização das gôndolas de supermercado é fundamental para o sucesso do negócio. Confira nossas dicas de como organizá-las!

Categorias: Produtos
Redação Unisold Redação Unisold

As gôndolas de supermercado são um dos principais equipamentos deste tipo de estabelecimento, já que permitem organizar os produtos de forma mais eficiente.

Assim, para garantir que elas sejam bem utilizadas, é importante planejar bem a disposição dos itens, para que eles sejam oferecidos de forma estratégica para o consumidor, o que gera um grande impacto sobre a sua jornada de compra.

Para saber como organizar as gôndolas de supermercado com mais eficiência, continue a leitura e confira nossas dicas!

7 dicas para organizar as gôndolas de supermercado

Toda decisão tomada em um estabelecimento precisa passar por um planejamento estratégico, desde grandes ações até aquelas que são mais cotidianas, como a organização do hortifrúti ou das gôndolas de supermercado.

Confira algumas dicas de como cumprir essa tarefa de forma mais eficiente e aumentar as suas vendas:

1.Analise e conheça o espaço disponível

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o espaço disponível e, se for necessário, elencar prioridades para aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Caso o ambiente não seja muito grande, não vale a pena investir em um número alto de gôndolas e comprometer a mobilidade dos consumidores. Nesses casos, é preciso dar preferência aos produtos básicos que não podem faltar em um supermercado.

2.Facilite o acesso dos clientes aos produtos de alto giro

Esses produtos mais básicos são os itens de alto giro do supermercado, já que são sempre procurados pelos consumidores.

Por esse motivo, é importante localizá-los em áreas de fácil acesso, como nas prateleiras mais baixas, para garantir que os clientes consigam alcançá-los sem dificuldade.

No entanto, como são produtos já procurados, que você não precisa se esforçar tanto para vender, é interessante que eles fiquem mais perto do fundo da loja, o que fará com que os consumidores percorram o restante do espaço para buscá-los.

3.Use o sentido direita-esquerda

De modo geral, devido ao fluxo de pessoas que se forma dentro dos estabelecimentos, as pessoas costumam passar pelas gôndolas de supermercado em um sentido que vai da direita para a esquerda.

Essa é uma informação importante para organizar os produtos de forma estratégica, deixando aqueles que precisam de mais destaque do lado direito do corredor.

4.Utilize modelos de organização

Uma boa organização é fundamental para que o cliente consiga encontrar os itens que procura, além de ajudar a criar um ambiente mais agradável, que transmita confiança e credibilidade para os consumidores.

Para fazer isso com mais facilidade, é possível optar pelos tipos de organização mais utilizados em supermercados, que são os modelos vertical, horizontal, sazonal ou em blocos, que orientam a ordem na qual os produtos são dispostos nas gôndolas.

5.Aplique a verticalização de produtos

A verticalização dos produtos é uma técnica bastante utilizada para conduzir a atenção do consumidor e fazer com que ele passe pela maior quantidade de itens possível ao olhar as gôndolas do supermercado.

Basta separar os produtos por categorias como tipo, marca, tamanho ou alguma outra classificação, mas lembrando sempre de criar um fluxo que comece de cima para baixo, da esquerda para a direita, aplicando um padrão de leitura à organização.

6.Organize as gôndolas em diferentes níveis

Para que os itens sejam dispostos de forma estratégica e eficiente, é fundamental lembrar que as gôndolas devem ser organizadas em níveis, sendo eles:

  • Nível 1, acima da cabeça: tem menos visibilidade, então deve conter itens com menor volume de venda,
  • Nível 2, na altura dos olhos: essa é a área nobre da gôndola, que deve apresentar produtos com maior lucratividade,
  • Nível 3, na linha da cintura: ainda é uma boa área, portanto também pode conter itens de mais destaque,
  • Nível 4, abaixo da cintura: como a visibilidade é menor, é interessante optar pelas mercadorias que não precisam chamar atenção, como aquelas que já têm alto giro,
  • Nível 5, no chão: esse é um bom local para itens pesados e volumosos.

7.Conte com a Unisold

Para organizar seu supermercado com equipamentos de alta qualidade, conte com as bobinas de plástico, suportes e dispensadores da Unisold, que são ideais para criar um hortifrúti de sucesso no seu estabelecimento.

Siga o perfil da Unisold no Instagram e confira mais dicas como essas para melhorar o desempenho do seu negócio!