A prevenção de perdas no supermercado figura entre os maiores desafios dos gestores do varejo e, por outro lado, evitá-las ou reduzi-las é vital para o sucesso do seu negócio.
As temidas perdas podem ocorrer em diferentes pontos e nos diversos setores de um supermercado.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o hortifrúti possui o maior índice de desperdício dentro do varejo e conforme a entidade, com alguns cuidados básicos, o supermercado pode aumentar em até 15% o faturamento da loja nesse setor.
Já o portal Info Varejo informa que as perdas são responsáveis por 1,99% do faturamento líquido e 1,82% do faturamento bruto dos supermercados nacionais.
A boa notícia é que grande parte delas pode ser evitada.
Ficou interessado em saber como reduzir os prejuízos e aumentar a lucratividade do seu supermercado? Continue a leitura e saiba como fazer isso.
Por que a prevenção de perdas no supermercado deve ser prioridade no seu negócio?
Como você percebeu, o índice médio de perdas nos supermercados brasileiros gira em torno de quase 2% do faturamento. Esse percentual pode representar milhões em prejuízos, no período de um ano ou dois anos, por exemplo.
Logo, a prevenção de perdas no supermercado é crucial quando se trata de aumentar a lucratividade, bem como para a manutenção e sucesso do seu negócio.
As perdas podem ser classificadas em desconhecidas ou conhecidas.
Perdas desconhecidas:
As desconhecidas, ou não identificadas, são aquelas que podem ser prevenidas, mas não previstas.
Geralmente, são caracterizadas por danos ocorridos ocasionalmente ao estoque e descobertas somente por inventário.
Furtos internos e externos representam uma fatia significativa das perdas desconhecidas e também as falhas operacionais que envolvem a movimentação da mercadoria.
Perdas conhecidas
Também chamadas de perdas operacionais, as conhecidas são previsíveis e ocorrem a partir de erros/danos causados no dia a dia e impactam no faturamento do supermercado.
As causas mais comuns das perdas conhecidas são:
- quebras operacionais: danos e avarias que ocorrem durante a movimentação do produto na loja, tornando-o inviável para a venda,
- vencimento dos produtos: mercadorias que chegaram na sua validade e não foram vendidas,
- deterioração: em supermercados, boa parte dos produtos são perecíveis, como os hortifrútis, padaria, resfriados e congelados.
Destacamos que segundo o portal Info Varejo (citado na nossa introdução), 67% das perdas ocorrem devido a erros em processos e procedimentos internos, ou seja, são operacionais.
Logo, a prevenção de perdas no supermercado é possível e deve ser prioridade no seu negócio.
Confira aqui: Ideias criativas para o seu supermercado: estratégias de sucesso.
Tecnologias e processos que ajudam a prevenir perdas
A tecnologia se destaca como uma grande aliada na prevenção de perdas no supermercado.
Afinal, o uso de ferramentas avançadas permitem automatizar processos, reduzir erros e monitorar o desempenho das operações em tempo real.
Sistemas de gestão (ERP), por exemplo, permitem um controle detalhado e preciso do seu estoque (compras, vendas e vencimentos dos produtos).
O uso de etiquetas inteligentes (RFID) facilita o rastreamento de produtos e reduz extravios e furtos. Da mesma forma que câmeras de segurança com inteligência artificial ajudam a identificar comportamentos suspeitos e evitar roubos, tanto no estoque como na loja.
Sem contar que para um supermercado funcionar eficientemente, toda a gestão logística precisa ser ágil e precisa. Nesse caso, o uso de coletores de dados:
- facilita o controle do inventário,
- simplifica a conferência de mercadorias,
- reduz erros,
- agiliza a reposição de produtos.
Leia também: Como a automação comercial pode transformar seu supermercado?
Cultura organizacional e treinamento: a chave para o sucesso na prevenção de perdas
A prevenção de perdas no supermercado só acontecerá a partir do engajamento de todos e isso só é possível a partir de uma cultura organizacional sólida.
Afinal, uma cultura organizacional forte transforma seus colaboradores em protagonistas, onde todos compreendem a importância de evitar desperdícios e colaboram efetivamente na sua prevenção.
É necessário investir em programas internos de conscientização, oferecendo e padronizando processos que colaboram efetivamente para a criação de um clima organizacional mais consciente e positivo.
Você pode também criar indicadores de desempenho e envolver o seu time na análise dos resultados, estimulando o senso de responsabilidade e melhoria contínua.
Um time engajado não só colabora para a prevenção de perdas no supermercado, ele participa ativamente do sucesso do seu negócio.
Então, agora que você conferiu nossas dicas para reduzir ou evitar os prejuízos no seu supermercado, que tal continuar a leitura para compreender qual a importância do desenvolvimento sustentável para o seu empreendimento?