A psicologia das cores aplicada no hortifrúti: ideias para atrair clientes

A psicologia das cores aplicada no hortifrúti: ideias para atrair clientes

Já pensou em aplicar a psicologia das cores na organização do seu hortifrúti? Confira nossas dicas para atrair mais clientes!

Categorias: Produtos
Redação Unisold Redação Unisold

Na hora de pensar em estratégias para atrair os clientes, é preciso considerar cada detalhe.

Por isso, a psicologia das cores pode ajudar a deixar seu setor de hortifrúti ainda mais encantador para os consumidores.

Afinal, frutas, verduras e legumes têm um grande potencial para atrair a atenção dos clientes por meio de suas cores exuberantes e combinações que colocam os produtos em destaque.

Por isso, na hora de planejar a disposição dos produtos desse setor, é preciso considerar tanto a qualidade e segurança dos alimentos quanto o destaque que receberão aos olhos do consumidor.

Para saber como a psicologia das cores pode ajudar nessa missão, continue a leitura abaixo!

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um campo que se dedica a estudar a maneira como diferentes tons são percebidos e interpretados pelas pessoas.

Ao longo da história, as cores foram associadas a diferentes significados ou emoções. Isso acontece com o branco e a paz, o amarelo e a alegria, ou até o vermelho e os sentimentos mais intensos, como amor ou raiva.

Dessa forma, conforme consumimos diferentes conteúdos de mídia, propagandas e produtos, passamos a internalizar esse tipo de associação.

Nesse sentido, ao oferecer um produto ao consumidor, é importante que o estabelecimento considere como as tonalidades deles, ou até mesmo dos equipamentos utilizados à sua disposição, podem afetar a percepção das pessoas sobre eles.

Quais são as cores associadas ao hortifrúti?

Assim como algumas cores são capazes de provocar certas emoções ou chamar mais atenção para um produto, também existem alguns tons que remetem a certos itens.

Por exemplo, o vermelho e o amarelo são muito comuns na indústria de fast-food, mas também fazem parte do cotidiano dos supermercados, sendo bastante utilizados em cartazes que anunciam promoções.

Dessa forma, na hora de aplicar a psicologia das cores, é interessante explorar as opções que já remetem aos produtos que se deseja vender.

No hortifrúti, especificamente, o verde é uma cor bastante característica, já que remete à ideia de algo “natural”, sendo bastante utilizado nas bobinas de plástico, por exemplo.

Confira algumas dicas para aplicar a psicologia das cores no hortifrúti

Na hora de organizar o seu hortifrúti, a psicologia das cores pode ter algumas contribuições interessantes.

Por exemplo, para uma apresentação mais harmoniosa, você pode optar por organizar as seções por cores complementares, deixando esse espaço ainda mais agradável aos olhos do consumidor.

Outra opção interessante é aproveitar as cores dos alimentos e agrupá-los em conjuntos que tenham tonalidades parecidas, que transmitem a mesma sensação aos clientes.

Um exemplo disso são as hortaliças e verduras em geral, que transmitem uma sensação de frescor e um aspecto muito natural, sendo uma boa ideia reunir esse tipo de alimento em uma seção própria.

O mesmo acontece com as frutas, que costumam ter tons mais quentes e chamativos, sendo uma boa ideia agrupá-las no seu hortifrúti.

Dessa forma, é possível chegar a uma organização que facilite o acesso do consumidor, dispondo os alimentos de forma mais coerente e harmoniosa, além de aplicar a psicologia das cores e atrair a atenção das pessoas para esse setor do supermercado.

Para saber mais sobre como deixar seu estabelecimento pronto para receber os clientes, continue em nosso blog e fique por dentro das novidades!

E para conhecer mais os nossos produtos, entre em contato com a Unisold!