Os alimentos sazonais são um recurso bastante importante a ser explorado para aumentar as vendas do seu supermercado.
Além de já serem aguardados por parte dos consumidores, eles oferecem boas oportunidades de publicidade e podem se tornar um elemento chave no seu lucro.
Mas, para isso, é preciso saber como explorar esses produtos de forma estratégica e eficiente, aplicando técnicas que coloquem eles em destaque e estimulem a sua compra.
Como fazer isso? Continue a leitura e confira nossas dicas de como aumentar as vendas com os alimentos sazonais!
Como os alimentos sazonais podem influenciar as vendas?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente a importância desses produtos para as vendas do supermercado.
Os alimentos sazonais podem ser compreendidos de duas formas: aqueles que são característicos de uma certa data comemorativa, como Natal ou Páscoa, e aqueles que são característicos de uma determinada estação do ano.
O primeiro caso é bastante conhecido e muitos estabelecimentos aproveitam os feriados para incentivar a compra de itens específicos, como os ovos de Páscoa ou a lentilha, no Ano Novo, entre muitos outros exemplos.
Já os alimentos sazonais que se referem às estações do ano são um recurso que deve ser mais explorado, dando destaque às frutas e verduras que têm maior abundância e qualidade em certa estação do ano.
Nessas épocas, os produtos ficam mais bonitos, apetitosos, são mais frescos e saborosos. Ainda assim, por serem mais abundantes, é possível trabalhar com uma precificação mais convidativa para o consumidor.
Assim, essa é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados.
Dicas para aumentar suas vendas com alimentos sazonais
Para explorar os alimentos sazonais de forma eficiente e lucrar mais no seu estabelecimento, é importante adotar algumas práticas simples, mas que fazem toda a diferença:
Elabore um cronograma de vendas
O primeiro passo é desenvolver um bom cronograma, para planejar as vendas do ano de acordo com as datas comemorativas e estações.
Assim, você sempre saberá quais alimentos devem ser priorizados, quais deles devem aparecer nas publicidades e quais serão mais procurados pelo consumidor.
Com o início do outono, por exemplo, começa a época de produtos como:
- abacate,
- coco,
- caqui,
- tangerina,
- maracujá,
- goiaba,
- kiwi,
- uva,
- mamão,
- pera.
Já a partir do mês de junho, quando tem início o inverno, é importante apostar em:
- laranja-pera,
- tangerina,
- maçã,
- morango,
- ervilha,
- mandioquinha,
- couve-flor,
- espinafre.
Utilize a temática dos alimentos na decoração
A publicidade também deve explorar esses produtos e isso pode se dar de diversas formas.
Uma delas é a própria decoração do local, que pode utilizar elementos relacionados a esses alimentos, além de remeter à própria estação.
Também é importante lembrar dos meios digitais, que podem ser um ótimo canal para reforçar a disponibilidade e qualidade desses produtos, que ganham destaque nessa época do ano.
Organize os expositores seguindo a psicologia das cores
Falando em frutas e verduras, não podemos deixar de mencionar a importância da organização do hortifrúti.
Uma boa dica para deixar esse setor do supermercado mais convidativo é utilizar a psicologia das cores. Você pode organizar as seções de acordo com a disposição de tons complementares, deixando esse espaço ainda mais agradável aos olhos dos clientes, ou mesmo reunir alimentos com tonalidades parecidas.
Dessa forma, você cria um espaço que chama a atenção do consumidor e torna os produtos disponíveis muito mais desejados, o que também pode ajudar a aumentar as vendas.
Agora, para continuar levando melhorias ao seu estabelecimento, continue por aqui e confira 5 dicas para organizar o expositor de carne do seu açougue!