Aumente as vendas do seu mercado com alimentos sazonais

Aumente as vendas do seu mercado com alimentos sazonais

Aproveite os alimentos sazonais para aumentar suas vendas.

Redação Unisold Redação Unisold

Os alimentos sazonais são um recurso bastante importante a ser explorado para aumentar as vendas do seu supermercado.

Além de já serem aguardados por parte dos consumidores, eles oferecem boas oportunidades de publicidade e podem se tornar um elemento chave no seu lucro.

Mas, para isso, é preciso saber como explorar esses produtos de forma estratégica e eficiente, aplicando técnicas que coloquem eles em destaque e estimulem a sua compra.

Como fazer isso? Continue a leitura e confira nossas dicas de como aumentar as vendas com os alimentos sazonais!

Como os alimentos sazonais podem influenciar as vendas?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente a importância desses produtos para as vendas do supermercado.

Os alimentos sazonais podem ser compreendidos de duas formas: aqueles que são característicos de uma certa data comemorativa, como Natal ou Páscoa, e aqueles que são característicos de uma determinada estação do ano.

O primeiro caso é bastante conhecido e muitos estabelecimentos aproveitam os feriados para incentivar a compra de itens específicos, como os ovos de Páscoa ou a lentilha, no Ano Novo, entre muitos outros exemplos.

Já os alimentos sazonais que se referem às estações do ano são um recurso que deve ser mais explorado, dando destaque às frutas e verduras que têm maior abundância e qualidade em certa estação do ano.

Nessas épocas, os produtos ficam mais bonitos, apetitosos, são mais frescos e saborosos. Ainda assim, por serem mais abundantes, é possível trabalhar com uma precificação mais convidativa para o consumidor.

Assim, essa é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados.

Dicas para aumentar suas vendas com alimentos sazonais

Para explorar os alimentos sazonais de forma eficiente e lucrar mais no seu estabelecimento, é importante adotar algumas práticas simples, mas que fazem toda a diferença:

Elabore um cronograma de vendas

O primeiro passo é desenvolver um bom cronograma, para planejar as vendas do ano de acordo com as datas comemorativas e estações.

Assim, você sempre saberá quais alimentos devem ser priorizados, quais deles devem aparecer nas publicidades e quais serão mais procurados pelo consumidor.

Com o início do outono, por exemplo, começa a época de produtos como:

  • abacate,
  • coco,
  • caqui,
  • tangerina,
  • maracujá,
  • goiaba,
  • kiwi,
  • uva,
  • mamão,
  • pera.

Já a partir do mês de junho, quando tem início o inverno, é importante apostar em:

  • laranja-pera,
  • tangerina,
  • maçã,
  • morango,
  • ervilha,
  • mandioquinha,
  • couve-flor,
  • espinafre.

Utilize a temática dos alimentos na decoração

A publicidade também deve explorar esses produtos e isso pode se dar de diversas formas.

Uma delas é a própria decoração do local, que pode utilizar elementos relacionados a esses alimentos, além de remeter à própria estação.

Também é importante lembrar dos meios digitais, que podem ser um ótimo canal para reforçar a disponibilidade e qualidade desses produtos, que ganham destaque nessa época do ano.

Organize os expositores seguindo a psicologia das cores

Falando em frutas e verduras, não podemos deixar de mencionar a importância da organização do hortifrúti.

Uma boa dica para deixar esse setor do supermercado mais convidativo é utilizar a psicologia das cores. Você pode organizar as seções de acordo com a disposição de tons complementares, deixando esse espaço ainda mais agradável aos olhos dos clientes, ou mesmo reunir alimentos com tonalidades parecidas.

Dessa forma, você cria um espaço que chama a atenção do consumidor e torna os produtos disponíveis muito mais desejados, o que também pode ajudar a aumentar as vendas.

Agora, para continuar levando melhorias ao seu estabelecimento, continue por aqui e confira 5 dicas para organizar o expositor de carne do seu açougue!