A automação comercial já está sendo aplicada em diversos tipos de estabelecimento e o seu supermercado também pode ser beneficiado por ela.
Afinal, em qualquer ramo, a busca por um trabalho mais ágil, eficiente e produtivo é constante, pois garante resultados melhores para o seu negócio.
Nessa busca, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Assim, diversas ferramentas passam a integrar as atividades diárias dos estabelecimentos comerciais, promovendo um trabalho muito mais eficaz.
Para entender melhor o que é a automação comercial e como ela pode beneficiar o seu supermercado, continue a leitura!
O que é a automação comercial?
Não é novidade para ninguém que a tecnologia ocupa um papel cada vez mais importante na vida das pessoas, seja em tarefas diárias, momentos de lazer ou então no trabalho.
Em contextos comerciais, essas ferramentas têm promovido a otimização de diversas tarefas por meio da automação comercial.
Esse processo consiste no uso de tecnologias para otimizar operações que fazem parte do dia a dia do seu estabelecimento, automatizando-as.
Isso significa que algumas atividades passam a ser executadas de forma “automática”, com a ajuda dessas ferramentas, o que permite que os colaboradores direcionem sua atenção aos processos mais complexos.
Quais são os benefícios da automação comercial?
É claro que algumas atividades do seu supermercado precisam ser realizadas manualmente, mas será que isso se aplica a todas elas?
Por exemplo, enquanto a reposição do seu estoque demanda a ação dos colaboradores, a contagem dele pode ser automatizada com a ajuda de um software especializado.
Assim, a automação comercial permite que tarefas rotineiras passem a ser realizadas de forma mais ágil e eficiente, de modo que as suas equipes possam focar nas atividades em que os funcionários realmente são necessários.
Isso gera um trabalho mais produtivo e, ao optar pela adoção de ferramentas tecnológicas em determinadas tarefas, também é possível reduzir os erros humanos.
De acordo com um estudo da McKinsey, 60% das empresas poderiam salvar cerca de um terço do tempo gasto com processos produtivos se utilizassem automação. Por isso, vale a pena pensar sobre o que essa medida poderia fazer pelo seu supermercado.
Leia também: Veja como preparar seu mercado para o saldão e aumentar seus lucros.
Como automatizar os processos?
A automação comercial pode estar mais próxima do seu estabelecimento do que você imagina.
Um exemplo simples que já é adotado na maior parte dos supermercados é a gaveta em que fica guardado o dinheiro, no caixa. A cada compra, ela se abre automaticamente para poupar tempo do seu colaborador.
Hoje em dia, com a criação de novas tecnologias, as soluções se tornam cada vez mais refinadas e eficientes.
Uma prática que pode ser adotada é o uso de softwares que auxiliam em operações fundamentais para o supermercado, como a realização do seu inventário, o registro das suas vendas e o controle financeiro do negócio.
Um bom software também pode permitir que você centralize informações importantes do estabelecimento em um só lugar, com dados coletados e analisados de forma automatizada, para que a consulta a eles se torne mais fácil.
Além disso, vale lembrar que, para usar essas ferramentas de forma estratégica e eficaz, é importante treinar os colaboradores para a aplicação dessas tecnologias.
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e confira dicas práticas de como atrair clientes pelo WhatsApp!