Como entramos na reta final de 2024, chegou a hora de planejar o Natal no supermercado, afinal, essa é uma boa época para melhorar o faturamento.
O fim de ano, por natureza, tende a despertar sentimentos de união, levando as pessoas a se reunirem para as celebrações de Natal e Ano Novo.
Também tem o fato do décimo terceiro, o que eleva a intenção de compras.
De modo geral, cresce a procura nos supermercados por itens consumidos durante o ano todo e também há uma grande procura por outros específicos e especialmente consumidos na época.
Por isso, é uma das épocas mais esperadas pelo varejo brasileiro e conquista o público o estabelecimento que melhor encantar o cliente.
Quer saber como se planejar para aumentar suas vendas no final de ano? Continue a leitura e confira algumas dicas.
Como organizar uma campanha de Natal no supermercado?
Começar a planejar o Natal no supermercado envolve alguns detalhes especiais, que no conjunto fazem a diferença para o seu consumidor.
Por isso:
Decore a loja
Planejar o Natal no supermercado começa por convidar as pessoas a entrarem no clima festivo.
E nada melhor do que decorar a sua loja para envolver seus clientes no clima natalino, da fachada ao interior.
Crie o cantinho do Papai Noel para encantar as crianças. Invista em músicas natalinas no interior da loja e disponibilize uniformes temáticos para o seu time.
Tudo isso motiva a sua equipe e envolve o seu público.
Confira aqui algumas dicas de decoração de Natal para o supermercado.
Faça promoções
Uma publicação no Globo indica que cerca de 80% dos brasileiros afirmam que compraram itens ao identificarem uma promoção.
Por isso, é praticamente impossível planejar um Natal no supermercado sem criar promoções.
Algumas das mais usadas são:
- oferta do dia,
- montagens de kits,
- campanhas como “pague um leve dois”,
- compra premiada,
- brindes a partir de determinado valor em compras.
Ofereça degustações
Ao começar planejar o Natal no supermercado, precisamos considerar dois importantes aspectos:
Primeiro, as famílias buscam o local no intuito de abastecer a casa para as celebrações de fim de ano.
Por isso, uma forma de planejar o melhor Natal no supermercado é investindo em produtos sazonais, voltados para as ceias.
Segundo, pela facilidade e diversidade, muitas pessoas preferem comprar presentes no supermercado, por isso investir em kits natalinos, vinhos, cervejas especiais, biscoitos finos e panetones sempre é uma boa dica para aumentar as vendas no período.
Oferecer degustações é uma estratégia fácil e eficiente para impulsionar as vendas de Natal no supermercado. Afinal, ela incentiva a compra.
Curiosidade: os panetones, por exemplo, estão entre os produtos mais comprados na época do Natal, tanto para consumo como para presente.
Segundo o portal Super Varejo, nas festas de final de ano de 2023 os panetones estavam presentes em 37,6 milhões de lares brasileiros.
Somente no período entre novembro de 2023 a janeiro de 2024 o volume vendido movimentou R$ 953,6 mil, um aumento de 31,5% comparado com a temporada anterior.
Para a temporada 2024/2025, a projeção é um aumento entre 3% e 5% no consumo em volume, o que, provavelmente, resultará em maior faturamento.
Divulgue suas campanhas
No planejamento de como será o Natal no supermercado, é necessário incluir campanhas para divulgação das promoções e demais estratégias criadas para atrair e envolver o seu público.
E primeiramente você precisa conhecer o seu público para saber quais os melhores canais para divulgar suas campanhas.
As formas mais usadas para divulgação são:
- por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram,
- SMS,
- mensagens no WhatsApp,
- notificações no aplicativo próprio do supermercado,
- rádio interna.
Garanta uma experiência única para os seus clientes
Tão importante como decorar a loja é fazer promoções e oferecer degustações, proporcionando uma experiência única ao seu consumidor durante a sua jornada de compra.
Ou seja, planejar o Natal no supermercado envolve integrar todos os setores e cuidar de cada detalhe da entrada à saída do seu cliente, como, por exemplo, organizar o expositor de pão, doces, bolos e demais itens da padaria e demais setores.
Você não pode deixar o setor de hortifrútis fora da organização. Afinal, o seu cliente também passará nesse departamento para comprar frutas da época, temperos, legumes e outros vegetais para a sua ceia.
Todos os ambientes precisam estar devidamente equipados para atender de forma funcional e prática as necessidades do seu cliente.
Nessa horam, considere que bobinas, suportes e dispensadores são itens essenciais para evitar contaminações e garantir qualidade no armazenamento dos alimentos.
Então, agora que você sabe como planejar um Natal no supermercado, que tal entrar em contato e conhecer as soluções em bobinas, suporte e dispensadores da Unisold para melhorar ainda mais a experiência de compra?