Como planejar um Natal no supermercado que encante clientes?

Como planejar um Natal no supermercado que encante clientes?

Quer saber como planejar um Natal no supermercado para encantar clientes e vender mais? Confira algumas dicas.

Redação Unisold Redação Unisold

Como entramos na reta final de 2024, chegou a hora de planejar o Natal no supermercado, afinal, essa é uma boa época para melhorar o faturamento.

O fim de ano, por natureza, tende a despertar sentimentos de união, levando as pessoas a se reunirem para as celebrações de Natal e Ano Novo.

Também tem o fato do décimo terceiro, o que eleva a intenção de compras.

De modo geral, cresce a procura nos supermercados por itens consumidos durante o ano todo e também há uma grande procura por outros específicos e especialmente consumidos na época.

Por isso, é uma das épocas mais esperadas pelo varejo brasileiro e conquista o público o estabelecimento que melhor encantar o cliente.

Quer saber como se planejar para aumentar suas vendas no final de ano? Continue a leitura e confira algumas dicas.

Como organizar uma campanha de Natal no supermercado?

Começar a planejar o Natal no supermercado envolve alguns detalhes especiais, que no conjunto fazem a diferença para o seu consumidor.

Por isso:

Decore a loja

Planejar o Natal no supermercado começa por convidar as pessoas a entrarem no clima festivo.

E nada melhor do que decorar a sua loja para envolver seus clientes no clima natalino, da fachada ao interior.

Crie o cantinho do Papai Noel para encantar as crianças. Invista em músicas natalinas no interior da loja e disponibilize uniformes temáticos para o seu time.

Tudo isso motiva a sua equipe e envolve o seu público.

Confira aqui algumas dicas de decoração de Natal para o supermercado.

Faça promoções

Uma publicação no Globo indica que cerca de 80% dos brasileiros afirmam que compraram itens ao identificarem uma promoção.

Por isso, é praticamente impossível planejar um Natal no supermercado sem criar promoções.

Algumas das mais usadas são:

  • oferta do dia,
  • montagens de kits,
  • campanhas como “pague um leve dois”,
  • compra premiada,
  • brindes a partir de determinado valor em compras.

Ofereça degustações

Ao começar planejar o Natal no supermercado, precisamos considerar dois importantes aspectos:

Primeiro, as famílias buscam o local no intuito de abastecer a casa para as celebrações de fim de ano.

Por isso, uma forma de planejar o melhor Natal no supermercado é investindo em produtos sazonais, voltados para as ceias.

Segundo, pela facilidade e diversidade, muitas pessoas preferem comprar presentes no supermercado, por isso investir em kits natalinos, vinhos, cervejas especiais, biscoitos finos e panetones sempre é uma boa dica para aumentar as vendas no período.

Oferecer degustações é uma estratégia fácil e eficiente para impulsionar as vendas de Natal no supermercado. Afinal, ela incentiva a compra.

Curiosidade: os panetones, por exemplo, estão entre os produtos mais comprados na época do Natal, tanto para consumo como para presente.

Segundo o portal Super Varejo, nas festas de final de ano de 2023 os panetones estavam presentes em 37,6 milhões de lares brasileiros.

Somente no período entre novembro de 2023 a janeiro de 2024 o volume vendido movimentou R$ 953,6 mil, um aumento de 31,5% comparado com a temporada anterior.

Para a temporada 2024/2025, a projeção é um aumento entre 3% e 5% no consumo em volume, o que, provavelmente, resultará em maior faturamento.

Divulgue suas campanhas

No planejamento de como será o Natal no supermercado, é necessário incluir campanhas para divulgação das promoções e demais estratégias criadas para atrair e envolver o seu público.

E primeiramente você precisa conhecer o seu público para saber quais os melhores canais para divulgar suas campanhas.

As formas mais usadas para divulgação são:

  • por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram,
  • SMS,
  • mensagens no WhatsApp,
  • notificações no aplicativo próprio do supermercado,
  • rádio interna.

Garanta uma experiência única para os seus clientes

Tão importante como decorar a loja é fazer promoções e oferecer degustações, proporcionando uma experiência única ao seu consumidor durante a sua jornada de compra.

Ou seja, planejar o Natal no supermercado envolve integrar todos os setores e cuidar de cada detalhe da entrada à saída do seu cliente, como, por exemplo, organizar o expositor de pão, doces, bolos e demais itens da padaria e demais setores.

Você não pode deixar o setor de hortifrútis fora da organização. Afinal, o seu cliente também passará nesse departamento para comprar frutas da época, temperos, legumes e outros vegetais para a sua ceia.

Todos os ambientes precisam estar devidamente equipados para atender de forma funcional e prática as necessidades do seu cliente.

Nessa horam, considere que bobinas, suportes e dispensadores são itens essenciais para evitar contaminações e garantir qualidade no armazenamento dos alimentos.

Então, agora que você sabe como planejar um Natal no supermercado, que tal entrar em contato e conhecer as soluções em bobinas, suporte e dispensadores da Unisold para melhorar ainda mais a experiência de compra?