Aplicar o cross merchandising no seu supermercado é uma estratégia eficiente para potencializar suas vendas e aumentar seus lucros.
Todo empreendedor visa aumentar o seu ticket médio e uma das alternativas usadas pelo varejo é a chamada venda combinada.
Trata-se de uma técnica que consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o seu cliente e maiores vendas para o estabelecimento.
Combinar itens no supermercado é uma forma de fazer o seu cliente lembrar daquilo que ele talvez esqueceria de comprar ou convidá-lo para alguma experiência nova e, claro, uma oportunidade para gerar mais resultados.
Destacamos que, segundo o portal Super Varejo, aplicar o cross merchandising pode aumentar o seu ticket médio em até 20% e a sua margem em 2%.
Por isso, continue a leitura e confira 5 dicas para aplicar a venda combinada no seu supermercado com sucesso.
5 dicas para aplicar o cross merchandising no seu supermercado
Para aplicar estratégias efetivas e de sucesso de cross merchandising no seu supermercado você precisa:
1.Estude e entenda o seu público-alvo
O primeiro passo para aplicar o cross merchandising no seu supermercado é estudar o seu público-alvo para melhor compreendê-lo e satisfazê-lo.
Fazendo isso, fica mais fácil elaborar estratégias para posicionar os devidos itens que combinam entre si, exclusivamente para ele.
Um case de cross merchandising que acabou chamando a atenção das mídias há algum tempo, aconteceu com a rede de hipermercados Walmart.
Após estudar seu público, a gestão percebeu que homens entre 25 e 35 anos, nas sextas-feiras iam ao mercado para comprar fraldas descartáveis e já aproveitavam para levar para casa suas cervejas para o fim de semana.
Para melhorar a experiência do seu cliente e para ajudá-lo a não esquecer dos itens, fraldas descartáveis e cervejas passaram a ficar próximas e estrategicamente posicionadas no corredor.
Logo, somente conhecendo o comportamento do seu público é que você consegue organizar a combinação dos itens para otimizar as vendas.
2.Invista em ações de marketing
Outra dica para aplicar o cross merchandising no seu supermercado é investir em ações de marketing.
Além das tradicionais campanhas de divulgação aplicadas pela gestão, seja com impressão de material, ou nas redes sociais, uma boa dica é investir em uma rádio interna para dar dicas de compras, lembrar das promoções, indicar gôndolas e interagir diretamente com o seu público.
Essa interação tem grande efeito na experiência e decisão de compra do seu cliente.
3.Crie ilhas temáticas
Uma forma eficaz de aplicar o cross merchandising é criar ilhas temáticas e você tem várias oportunidades durante o ano para fazer isso, explorando, por exemplo, as datas sazonais, como:
- Estações do ano;
- Carnaval,
- Páscoa,
- Dia das Mães;
- Festa Junina e Julina;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Natal e festas de Fim de Ano.
Essas e outras datas podem ser oportunidades para você combinar os mais variados itens no seu supermercado, seja para dicas de itens e alimentos para jantar ou almoço especial para comemorá-la e também alternativas de presentes.
4.Combine mercadorias
Claro que é ideal a aproximação de itens, como macarrão e molho de tomate, afinal, eles são essenciais para completar a macarronada e um não acontece sem o outro.
Porém, você pode usar o cross merchandising também para combinar mercadorias de alto giro com as de baixo, o que ajudará na circulação do seu estoque.
A ilha do churrasco, por exemplo, deve ficar próxima ao açougue, com ofertas de temperos, cervejas, pão de alho, algumas conservas e carvão. Você pode ainda disponibilizar kits de facas, tábuas, acendedores, guardanapos, álcool e entre outros itens.
5.Promova dias especiais
Outra dica para aplicar o cross merchandising no seu supermercado é promover dias especiais, explorando periodicamente outros temas.
Você pode, por exemplo, promover:
- O dia do churrasco;
- Da feijoada;
- Das tortas e doces;
- Das massas e vinhos;
- Segunda sem carne.
Agora que você conferiu nossas dicas sobre como aplicar o cross merchandising no seu supermercado, que tal continuar a leitura para descobrir como atrair clientes com ideias criativas para hortifrúti