Cross merchandising: 5 dicas para aplicar no seu supermercado

Cross merchandising: 5 dicas para aplicar no seu supermercado

Quer conferir algumas dicas para aplicar o cross merchandising no seu supermercado e otimizar suas vendas? Leia aqui.

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Redação Unisold Redação Unisold

Aplicar o cross merchandising no seu supermercado é uma estratégia eficiente para potencializar suas vendas e aumentar seus lucros.

Todo empreendedor visa aumentar o seu ticket médio e uma das alternativas usadas pelo varejo é a chamada venda combinada.

Trata-se de uma técnica que consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o seu cliente e maiores vendas para o estabelecimento.

Combinar itens no supermercado é uma forma de fazer o seu cliente lembrar daquilo que ele talvez esqueceria de comprar ou convidá-lo para alguma experiência nova e, claro, uma oportunidade para gerar mais resultados.

Destacamos que, segundo o portal Super Varejo, aplicar o cross merchandising pode aumentar o seu ticket médio em até 20% e a sua margem em 2%.

Por isso, continue a leitura e confira 5 dicas para aplicar a venda combinada no seu supermercado com sucesso.

5 dicas para aplicar o cross merchandising no seu supermercado

Para aplicar estratégias efetivas e de sucesso de cross merchandising no seu supermercado você precisa:

1.Estude e entenda o seu público-alvo

O primeiro passo para aplicar o cross merchandising no seu supermercado é estudar o seu público-alvo para melhor compreendê-lo e satisfazê-lo.

Fazendo isso, fica mais fácil elaborar estratégias para posicionar os devidos itens que combinam entre si, exclusivamente para ele.

Um case de cross merchandising que acabou chamando a atenção das mídias há algum tempo, aconteceu com a rede de hipermercados Walmart.

Após estudar seu público, a gestão percebeu que homens entre 25 e 35 anos, nas sextas-feiras iam ao mercado para comprar fraldas descartáveis e já aproveitavam para levar para casa suas cervejas para o fim de semana.

Para melhorar a experiência do seu cliente e para ajudá-lo a não esquecer dos itens, fraldas descartáveis e cervejas passaram a ficar próximas e estrategicamente posicionadas no corredor.

Logo, somente conhecendo o comportamento do seu público é que você consegue organizar a combinação dos itens para otimizar as vendas.

2.Invista em ações de marketing

Outra dica para aplicar o cross merchandising no seu supermercado é investir em ações de marketing.

Além das tradicionais campanhas de divulgação aplicadas pela gestão, seja com impressão de material, ou nas redes sociais, uma boa dica é investir em uma rádio interna para dar dicas de compras, lembrar das promoções, indicar gôndolas e interagir diretamente com o seu público.

Essa interação tem grande efeito na experiência e decisão de compra do seu cliente.

3.Crie ilhas temáticas

Uma forma eficaz de aplicar o cross merchandising é criar ilhas temáticas e você tem várias oportunidades durante o ano para fazer isso, explorando, por exemplo, as datas sazonais, como:

  • Estações do ano;
  • Carnaval,
  • Páscoa,
  • Dia das Mães;
  • Festa Junina e Julina;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal e festas de Fim de Ano.

Essas e outras datas podem ser oportunidades para você combinar os mais variados itens no seu supermercado, seja para dicas de itens e alimentos para jantar ou almoço especial para comemorá-la e também alternativas de presentes.

4.Combine mercadorias

Claro que é ideal a aproximação de itens, como macarrão e molho de tomate, afinal, eles são essenciais para completar a macarronada e um não acontece sem o outro.

Porém, você pode usar o cross merchandising também para combinar mercadorias de alto giro com as de baixo, o que ajudará na circulação do seu estoque.

A ilha do churrasco, por exemplo, deve ficar próxima ao açougue, com ofertas de temperos, cervejas, pão de alho, algumas conservas e carvão. Você pode ainda disponibilizar kits de facas, tábuas, acendedores, guardanapos, álcool e entre outros itens.

5.Promova dias especiais

Outra dica para aplicar o cross merchandising no seu supermercado é promover dias especiais, explorando periodicamente outros temas.

Você pode, por exemplo, promover:

  • O dia do churrasco;
  • Da feijoada;
  • Das tortas e doces;
  • Das massas e vinhos;
  • Segunda sem carne.

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como aplicar o cross merchandising no seu supermercado, que tal continuar a leitura para descobrir como atrair clientes com ideias criativas para hortifrúti