Mensagem para cliente inativo: estratégias para reengajar consumidores em seu supermercado

Mensagem para cliente inativo: estratégias para reengajar consumidores em seu supermercado

Que tal reconquistar seus consumidores antigos com uma boa mensagem para cliente inativo? Saiba como usar essa estratégia!

Redação Unisold Redação Unisold

Uma boa mensagem para cliente inativo pode ser a solução para reconquistar aquelas pessoas que já frequentaram o seu estabelecimento, mas não voltaram a comprar.

Os motivos para que isso aconteça são bem variados e podem incluir desde o preço dos produtos até uma mudança de hábitos na vida do consumidor.

Se ele começa a fazer um caminho diferente para casa e não passa mais pelo seu supermercado, por exemplo, ele pode acabar esquecendo de conferir as suas ofertas.

Por isso, para reconquistar esses consumidores, vale a pena dar um sinal de vida e estabelecer uma comunicação com eles.

Neste conteúdo, explicamos como criar uma boa mensagem para cliente inativo e reengajar as pessoas no seu supermercado. Confira!

Por que reconquistar um cliente inativo?

Diante desse tipo de cenário, é muito comum que as pessoas se perguntem por que insistir nesse cliente que já não compra mais no seu estabelecimento.

Uma pesquisa realizada pela empresa americana Invesp, especializada em Otimização de Taxa de Conversão (CRO), mostrou que um negócio tem entre 60% e 70% de chance de vender a quem já foi seu cliente.

Já para os consumidores que ainda não se relacionam com o empreendimento, a chance é de 5% a 20%.

Assim, os esforços para conquistar consumidores do zero são muito maiores do que para reengajar aquela pessoa que já comprava no seu supermercado.

É por esse motivo que ficou famosa a frase de Philip Kotler, o principal especialista mundial de marketing: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo”.

O que não pode faltar em uma mensagem para cliente inativo?

Agora que você já conhece a importância dessa estratégia, é hora de conhecer os elementos que não podem ficar de fora em uma boa mensagem para cliente inativo:

Personalização

Em primeiro lugar, é preciso fazer com que esse consumidor se sinta especial para o seu negócio, o que demanda uma boa personalização.

Ou seja, em vez de só mandar uma mensagem genérica apresentando ofertas, inclua o nome do cliente e demonstre que o seu negócio percebeu a ausência dele.

Um bom jeito de começar essa conversa pode ser algo como: “Olá, [nome do contato], tudo bem com você? Sentimos a sua falta aqui no [nome do supermercado]. Esse mês, temos algumas ótimas ofertas para você!”.

Novidades

Outro jeito de chamar a atenção desse consumidor é apresentar novidades e despertar a sua curiosidade.

Por isso, uma boa mensagem para cliente inativo deve explorar esse aspecto. Você pode incluir na mensagem a chegada de algum produto novo ou até mesmo a criação de uma nova seção no seu supermercado.

A ideia é fazer com que a pessoa perceba que não conhece mais todas as possibilidades que você tem a oferecer, fazendo com que tenha vontade de conferi-las.

Ofertas exclusivas

Por fim, é claro que uma boa oferta é sempre bem-vinda na sua mensagem para cliente inativo.

Para explorar ao máximo o potencial dela, vale a pena investir em dois elementos: exclusividade e urgência.

Você pode, por exemplo, consultar algum cadastro do cliente e verificar a sua data de nascimento. Assim, próximo do aniversário, você pode enviar algo como:

“Feliz aniversário, [nome do contato]! Que esse seja um ano de muita alegria na sua vida e que você possa aproveitar todas as promoções do [nome do supermercado]. Falando nisso, temos um desconto exclusivo para parabenizar você, mas é só até amanhã! Apareça por aqui e mostre essa mensagem para ganhar o seu desconto”.

Assim, tanto a exclusividade quanto a urgência ajudam a impulsionar o seu cliente e trazê-lo de volta até você.

Gostou das dicas? Agora, continue por aqui e descubra o que é visual merchandising e qual é a sua importância para supermercados!