O clima começa a esfriar e, com a queda da temperatura, chegam as ofertas de inverno, que podem ajudar o seu supermercado a vender mais.
As estratégias de venda sazonais são uma boa forma de explorar o potencial de produtos específicos, aproveitando essa época em que são mais consumidos.
Dessa forma, o calendário ajuda o seu estabelecimento a lucrar mais. Para isso, no entanto, é preciso conhecer as estratégias certas.
Continue a leitura e confira 6 maneiras de elaborar ofertas de inverno e impulsionar as vendas do seu supermercado!
Estratégias para elaborar ofertas de inverno irresistíveis
O calendário pode ser muito bem explorado por um estabelecimento, seja em função de datas comemorativas como Natal e Páscoa ou então a partir das estações do ano.
Ao aproveitar o potencial de cada época, você desperta o interesse dos consumidores e impulsiona a venda de uma grande quantidade de produtos. Confira algumas estratégias para elaborar as suas ofertas de inverno:
Prepare o estoque com produtos da estação
Em primeiro lugar, prepare o estoque com os principais produtos dessa época do ano, para então criar as suas ofertas.
Para isso, você pode analisar o histórico de anos anteriores, para verificar quais itens são mais consumidos nesse período do ano.
Há também aqueles produtos que todos sabemos que combinam muito bem com o frio, como cafés, chás, chocolates, vinhos e as frutas da estação.
No hortifruti, destacam-se alimentos como:
- carambola,
- kiwi,
- tangerina,
- laranja-lima,
- banana nanica,
- maçã,
- laranja-pêra,
- morango,
- alho-poró,
- couve,
- erva-doce,
- espinafre.
Elabore kits personalizados
Agora que você já tem o seu estoque abastecido para explorar o potencial do inverno no seu supermercado, pode ser interessante criar kits personalizados para os seus consumidores.
Por exemplo, em vez de só vender itens separadamente, que tal também preparar um kit de fondue de chocolate com uma garrafa de vinho para os clientes?
Essa é uma forma de despertar interesse pelos produtos, mostrando que podem ganhar um charme a mais quando estão acompanhados uns pelos outros.
Tenha gôndolas e ilhas com produtos invernais
O layout do supermercado também é muito importante para acertar nas ofertas de inverno.
Criar ilhas e gôndolas específicas, reunindo os principais itens consumidos nessa estação, faz com que essa seção ganhe mais destaque, despertando o interesse dos consumidores.
O mesmo vale para o hortifruti, que pode reunir os frutos da estação de forma mais próxima e chamativa.
Verifique a possibilidade de queima de estoque
Trocas de estação são uma boa justificativa para vender aqueles produtos que estão parados há muito tempo.
Uma queima de estoque de inverno, com preços convidativos e destaque para esses itens, pode ser uma boa forma de chamar a atenção dos consumidores.
Invista em divulgação nas redes sociais
Lembre-se de fazer com que tudo isso chegue até as pessoas.
Além de criar boas ofertas de inverno, divulgue-as por meio dos canais digitais, como o perfil do seu supermercado em uma rede social ou até mesmo no WhatsApp dos clientes, caso seja possível.
Ofereça descontos imperdíveis
Por fim, lembre-se de que bons preços são uma das melhores formas de atrair mais clientes.
Dessa forma, pode ser interessante criar oportunidades de desconto e promoções que chamem a atenção das pessoas, dando destaque para os produtos dessa estação.
Agora que você já sabe como criar suas ofertas de inverno, continue por aqui e aprenda a aumentar as vendas do supermercado com alimentos sazonais!