Self checkout no supermercado deixou de ser tendência, ele virou realidade no varejo brasileiro e passou a ser uma prioridade para o consumidor finalizar a sua compra.
A tecnologia impulsionou a busca por agilidade e facilidades no processo de compra.
Sem contar que a pandemia também favoreceu uma mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais quer autonomia e menos contato físico no atendimento.
Segundo o CX Trends 2025, elaborado pela Octadesck em parceria com a Opinion Box, 78% dos consumidores utilizam recursos de autoatendimento. O índice confirma que a rapidez e a facilidade são fatores cruciais na experiência do cliente.
Se de um lado quem compra prefere realizar todo o processo sozinho, de forma rápida e fácil, de outro essa pessoa exige praticidade e higiene.
Continue a leitura e confira algumas dicas para garantir as melhores experiências para o seu público no autoatendimento do seu estabelecimento.
Por que o self checkout no supermercado virou tendência?
O self checkout em supermercados é um sistema de autoatendimento que permite aos clientes registrar e pagar suas próprias compras, eliminando a necessidade de um caixa operado por funcionários.
Como funciona esse processo? O estabelecimento disponibiliza vários terminais, que pesam os itens a granel e hortifrútis, bem como fazem a leitura dos demais produtos.
Assim, o consumidor escaneia o item comprado no terminal, confere o valor, escolhe como irá pagar e finaliza a sua compra sozinho.
Por que o self checkout no supermercado virou tendência? Porque o consumidor deseja autonomia e rapidez nos processos.
Além disso, esse sistema reduz filas, é eficiente, fácil e também melhora toda a experiência final.
Leia também: Como melhorar a experiência do cliente no supermercado: dicas práticas para fidelizar consumidores.
Vantagens do self checkout no varejo alimentar
O self checkout nos supermercados oferece benefícios tanto para os clientes quanto para a gestão, sendo a agilidade no processo de pagamento uma das principais vantagens, especialmente por evitar filas longas nos horários de pico.
A redução de filas melhora a satisfação e aumenta as chances do comprador retornar e também indicar o estabelecimento.
Outra vantagem é o melhor aproveitamento do espaço, já que os equipamentos ocupam menos área que os caixas tradicionais, liberando espaço para exposição de produtos e pontos de venda, possibilitando a otimização do layout do supermercado.
Essa aplicação também permite um aproveitamento mais eficiente dos funcionários, que podem ser realocados para atividades estratégicas, como reposição de estoque e atendimento ao cliente sempre que necessário. Além disso, contribui para a redução de custos operacionais e com pessoal.
Em especial, as vantagens são:
- mais agilidade no processo do pagamento,
- maior controle na conferência de preços,
- discrição sobre os produtos comprados,
- mais autonomia sobre a experiência de compra.
Para você saber, segundo publicação no portal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o self checkout pode reduzir em até 30% o tempo de espera no caixa.
Cuidados ao implementar o self checkout
Para usufruir das vantagens do self checkout no supermercado, a sua implantação exige atenção a alguns pontos críticos para garantir eficiência e segurança.
Veja alguns cuidados que a gestão deve considerar:
- prevenção de perdas e furtos com câmeras, balanças de conferência e supervisão próxima,
- treinamento da equipe, para orientar os clientes e solucionar dúvidas rapidamente,
- disponibilizar um sistema de atendimento fácil e intuitivo.
Embalagens e segurança alimentar no self checkout
Uma publicação no portal Monitor Mercantil traz uma pesquisa indicando que a higiene é o fator que mais atrai o cliente.
Logo, garantir a higiene no self checkout do supermercado é essencial para a satisfação do seu público.
Nesse contexto, as bobinas picotadas são um grande trunfo. Elas permitem que o cliente embale seus produtos rapidamente, otimizando a organização das compras, agilizando a conclusão no terminal e minimizando o contato direto com superfícies e outros itens.
Isso demonstra que a sua gestão se preocupa com a higiene do local e com o cuidado e a segurança alimentar.
Percebeu como é fácil manter a praticidade e higiene, além de promover boas experiências no self checkout no supermercado?
Entre em contato conosco, conheça as bobinas Unisold e garanta melhores experiências no seu estabelecimento.