Qual o melhor layout de supermercado? 5 dicas práticas para se destacar

Qual o melhor layout de supermercado? 5 dicas práticas para se destacar

Um bom layout de supermercado é essencial para atrair clientes e vender mais. Confira nossas dicas de como organizar o seu estabelecimento!

Categorias: Produtos
Redação Unisold Redação Unisold

Um bom layout de supermercado é um elemento capaz de atrair mais clientes e aumentar as vendas do estabelecimento.

A partir da organização das gôndolas e da disposição dos produtos, é possível conduzir o consumidor de forma mais eficiente, levando-o a percorrer o espaço com mais fluidez e possibilidade de compra.

Por isso, é preciso prestar atenção a esse aspecto do estabelecimento e procurar a melhor maneira de preparar esse espaço.

Para garantir o melhor layout de supermercado e aumentar as suas vendas, continue a leitura e confira nossas dicas!

5 dicas para ter um layout de supermercado diferenciado

Um bom layout de supermercado depende de muita atenção ao comportamento do consumidor e às possibilidades que o seu espaço oferece.

Ao explorar esses dois elementos, é possível chegar a uma forma de organização que dê destaque aos produtos certos e melhore o potencial de venda do seu estabelecimento.

Confira algumas dicas que vão deixar o seu supermercado pronto para receber os clientes e vender ainda mais:

1.Valorize as pontas de gôndola

As pontas das gôndolas são um espaço de destaque, pois são notadas por praticamente todos os consumidores que passam pelo seu estabelecimento.

Quando ficam próximas da entrada, principalmente, se tornam um excelente local para a disposição dos itens aos quais você deseja dar mais destaque, como aqueles que estão com um estoque parado, em promoção, ou até mesmo próximos da validade.

2.Tenha ilhas de exposição

Para um layout de supermercado mais criativo e capaz de impulsionar suas vendas, as ilhas de exposição são uma ótima ideia.

Elas podem ser feitas a partir de balcões, mesas ou pallets, e ficam no meio de um espaço mais amplo, dando destaque aos produtos dispostos. Elas podem ser:

  • Sazonais: exibindo itens característicos de uma determinada época, como a Páscoa ou a Festa Junina;
  • Oferta: com produtos que estejam em promoção e, assim, chamem a atenção do consumidor;
  • Cross merchandising: exibindo combos de produtos que possam ser comprados em conjunto.

3.Organize as melhores marcas e produtos na altura dos olhos

A região das gôndolas que fica na altura dos olhos dos clientes é um espaço de muito destaque, que precisa ser bem aproveitado.

Suas melhores marcas e produtos precisam ser vistos com facilidade pelo consumidor, aumentando as chances de que sejam vendidos.

As prateleiras mais baixas, por exemplo, podem ser utilizadas para itens mais pesados ou até mesmo para os produtos mais básicos, que são procurados com maior interesse e recorrência pelos clientes.

Dessa forma, é possível abrir espaço em áreas de destaque para os itens que precisam de maior incentivo para serem comprados.

4.Posicione os departamentos de interesse de maneira estratégica

Outra possibilidade de organização bastante eficiente é deixar que os departamentos de maior interesse do consumidor fiquem nos fundos do estabelecimento.

Por exemplo, ao colocar seus itens mais básicos, que são mais comprados, nessa região, o consumidor faz um percurso por todo o supermercado para chegar aos produtos que deseja, fazendo com que perceba outras ofertas no caminho.

5.Deixe os produtos menores próximos ao caixa

Posicionar produtos menores perto do caixa é uma das estratégias clássicas de um bom layout de supermercado.

Doces, petiscos e bebidas são produtos comprados de forma mais impulsiva e, quando ficam nessa região, podem ser incluídos com mais facilidade na compra do cliente.

Para continuar aprendendo mais sobre as melhores formas de organizar seu estabelecimento, confira 5 dicas para manter a qualidade e segurança dos alimentos do seu mercado!

E para saber mais sobre as soluções da Unisold, entre em contato e conheça os nossos produtos!