Organizar o expositor de carne no açougue é sinônimo de aumento das vendas, melhora no faturamento e clientes satisfeitos.
Para que se tenha ideia a esse respeito, de acordo com um estudo realizado pela Global Retail Marketing Association (GRMA), 83% das decisões de compra do consumidor ocorrem em função da visão.
Isso significa que não basta apenas “estocar” as carnes na vitrine do balcão, mas sim acondicioná-las de maneira a colaborar para o alcance dos resultados desejados pelo seu estabelecimento, seja ele um supermercado ou estabelecimento especialmente para esse fim.
Se a visão estimula ou retrai a decisão de compra, é fundamental estar atento a esse quesito, pois ele pode fazer toda a diferença no fluxo de caixa e na lucratividade das operações.
Neste post, apresentaremos 5 dicas que você precisa considerar para organizar o expositor de carne do seu açougue. Continue a leitura e saiba mais detalhes a respeito!
5 dicas para otimizar a organização do seu expositor de carne
Um expositor pode fazer parte do seu supermercado, casa ou boutique de carnes para atrair a atenção do seu consumidor e garantir boas compras. Para isso, você precisa:
1.Priorizar sempre a limpeza e higienização
O primeiro ponto a ser observado na organização do expositor de carne diz respeito a limpeza e higienização do ambiente e de todos os utensílios, peças e materiais utilizados na vitrine.
Não tenha dúvida que esse será o primeiro ponto a ser visualizado e observado pelos consumidores.
A limpeza completa de todo o ambiente e a apresentação de forma organizada das peças, despertam a sensação de cuidado e responsabilidade da gestão, além de dar maior segurança na compra do alimento pelo consumidor.
2.Investir em uma vitrine bem estruturada
Uma vitrine estruturada é aquela que, em primeiro lugar, atende a legislação no que se refere às normas estabelecidas para a armazenagem de carnes, portanto, a temperatura deverá estar entre:
- 0 °C a 2 °C - balcões abertos;
- 2 °C a 4 °C - balcões fechados.
Além disso, é importante a exibição da maior quantidade possível de carne demonstrando variedade, onde aquelas com o aspecto mais vermelho sempre são melhor recebidas pelos consumidores.
Lembre-se que o “visual” é o que impulsiona o cliente a realizar as compras, portanto, além de garantir a apresentação de carnes frescas, invista em cortes atraentes e os exponha de forma estratégica e organizada no expositor.
3.Deixar todas as carnes visíveis
Outro ponto importante é considerar que todas as carnes devem estar visíveis ao consumidor.
Para isso, é importante ajustar as prateleiras, onde:
- Acima da cabeça: estejam dispostos os produtos procurados com menor frequência;
- Altura dos olhos: coloque aqueles de maior valor;
- Linha da cintura: posicione os que são mais procurados.
4.Manter o expositor com uma boa iluminação
Voltando novamente ao apelo visual, é fundamental que o expositor de carne tenha uma boa iluminação.
Isso significa que a claridade é bastante importante em todo o ambiente, quando os clientes podem examinar os detalhes da carne.
A má iluminação faz com que as pessoas associem esse fato a sujeira e a falta de cuidado, o que necessariamente não é verdadeiro, no entanto, acaba refletindo nos resultados financeiros da operação.
5.Posicionar a vitrine em um lugar privilegiado
Por fim, a vitrine, como o próprio nome sugere, precisa estar em um lugar privilegiado para que possa ser observada pelas pessoas.
É importante que esse equipamento fique distante de outros que possam provocar o aquecimento do ambiente e até mesmo longe de ventiladores, podendo influenciar na temperatura do expositor de carne.
Como se observa, são detalhes importantes que podem fazer toda a diferença na organização do seu açougue, portanto, é fundamental estar atento a detalhes que podem, a princípio, parecerem exageros, mas que influenciam diretamente no sucesso da operação.
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