Como planejar uma promoção de fim de ano que atraia clientes?

Como planejar uma promoção de fim de ano que atraia clientes?

Quer saber como planejar uma promoção de fim ano para atrair consumidores para o seu supermercado?

Redação Unisold Redação Unisold

Criar uma promoção de fim de ano é uma das estratégias mais eficazes para atrair consumidores e aumentar as vendas do supermercado, sem contar que eles estão esperando por ela.

Segundo publicação no E-Commerce Brasil, o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projeta aumento nas vendas do comércio varejista no período que compreende de outubro a dezembro de 2024.

E, nessa previsão, os supermercados estão entre os segmentos com os melhores índices de crescimento, com aumentos projetados em torno de:

  • 8,3% em outubro,
  • 10,3% em novembro,
  • 9,0% em dezembro.

Esses meses são marcados por eventos sazonais que caracterizam uma busca intensa por parte do consumidor por produtos específicos e ofertas especiais em um curto espaço de tempo, como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo, respectivamente.

Com o fim de ano chegando, mais uma vez é hora de investir em ideias criativas para preparar o seu supermercado para uma das mais importantes temporadas para o comércio no Brasil.

Por isso, continue a leitura e confira algumas dicas super úteis para planejar promoções certeiras e atrair clientes.

Como acertar na promoção de fim de ano?

Os períodos de Natal e Ano Novo permitem criar estratégias de urgência para o consumidor, com produtos específicos para a época, como itens especiais para ceias e celebrações do momento.

Algumas dicas para criar a melhor promoção de fim de ano para atrair o seu público são:

Prepare kits

Criar kits de produtos é uma estratégia inteligente ao planejar uma promoção de fim de ano que encante o cliente e seja lucrativa para o supermercado.

Ao oferecer combos, você incentiva a compra de mais itens por um preço vantajoso para o consumidor e aumenta o ticket médio, gerando mais faturamento.

Busque oferecer kits personalizados, considerando o comportamento de compra do seu público nos meses anteriores, ou seja, quais são os itens que seus clientes mais costumam comprar.

Uma ideia é montar combos com os produtos mais vendidos, adicionando os complementares que têm menor saída.

Considere também criar kits para o lançamento de produtos ou itens finos para presentes, por exemplo.

Faça promoções especiais

Outra dica é criar uma promoção de fim de ano especial. Você pode fazer isso de várias formas.

Uma publicação no portal SA Mais Varejo, de agosto de 2024, traz uma pesquisa indicando que:

  • 83% dos consumidores acompanham promoções de itens específicos que querem adquirir, principalmente os de preço mais elevados,
  • 84% deles compram mais produtos quando percebem que o preço está baixo que o praticado.

Logo, negociar com fornecedores e conseguir oferecer descontos especiais nos itens alimentícios, de limpeza e higiene usados no dia a dia é uma forma de planejar uma promoção de fim de ano que irá atrair o seu público e aumentar suas vendas.

Outras dicas de promoções especiais são:

  • oferecer brindes,
  • realizar sorteios,
  • prazos estendidos para o pagamento,
  • bônus para a próxima compra,
  • cash back,
  • leve dois pague um,
  • organizar um saldão de fim de ano.

Divulgue em cartazes e encartes

Apesar de vivenciarmos a era digital, os encartes impressão têm um importante papel na divulgação da promoção de fim de ano.

Materiais impressos de qualidade permitem que as pessoas interajam mais e memorizem melhor a mensagem, os produtos, preços e prazos.

Tenha estratégias de fidelização

Outra forma de cativar o seu público é criando promoção de fim de ano visando a fidelização do seu atual cliente.

Ou seja, é essencial buscar uma forma de fazer com que os seus consumidores ativos, aqueles que compraram durante o ano todo no seu supermercado, sintam a sensação de pertencimento.

É como se fosse uma forma de presenteá-los pela parceria durante todo o ano.

Como fazer isso? Acumular pontos no cartão fidelidade é a metodologia de programa de fidelidade mais comum, porém, essa estratégia pode ser utilizada o ano todo.

Uma maneira de criar uma promoção de fim de ano para recompensar o seu cliente é disponibilizar produtos específicos de Natal para ele trocar pelos seus pontos ou oferecer descontos especiais para clientes já cadastrados.

Outra dica é surpreendê-lo com um presente marcante e personalizado.

Prepare o ambiente e os colaboradores

É praticamente impossível pensar em planejar uma promoção de fim de ano sem considerar que o supermercado precisa estar com toda a estrutura devidamente organizada e preparada para receber e acolher o seu consumidor.

Por isso, invista em uma decoração que envolva pessoas de todas as idades.

Estabeleça o seu estoque e organize todos os setores para estarem devidamente estruturados para oferecer a melhor experiência durante toda a jornada do cliente no interior do seu supermercado.

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como planejar uma promoção de fim ano que atraia clientes, que tal continuar a leitura para conhecer os tipos de consumidores e encantá-los?