Conheça os tipos de consumidores e saiba como atraí-los

Conheça os tipos de consumidores e saiba como atraí-los

Conheça os tipos de consumidores e atraia com estratégia.

Redação Unisold Redação Unisold

Conhecer os diferentes tipos de consumidores é fundamental para fazer com que todos esses perfis cheguem até o seu estabelecimento.

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, no conceito de público-alvo, que reúne as principais características dos seus clientes para que você entenda quais são seus interesses e traços de identidade.

Mas, além disso, também é importante lembrar que essas pessoas podem se relacionar de diferentes formas com os produtos vendidos no seu estabelecimento, seja procurando ativamente por eles ou comprando somente em determinados contextos.

Por isso, vale a pena conhecer os diferentes perfis que o seu cliente pode assumir. Continue a leitura e entenda quais são os principais tipos de consumidores!

Descubra os tipos de consumidores e como os atrair para o seu supermercado

Todo estabelecimento quer atrair clientes e lucrar mais, certo? Para isso, é preciso entender como eles se comportam e, a partir daí, desenvolver estratégias capazes de trazê-los para perto.

Para ter sucesso nessa tarefa, confira a lista dos 5 tipos de consumidores:

Iniciador

Como o próprio nome indica, o iniciador é aquele que traz a ideia inicial de um determinado consumo, seja de um certo produto ou em um estabelecimento específico.

Esse perfil pode tomar muitas formas, como uma criança que vê a propaganda de um alimento com um personagem de desenho animado, ou mesmo uma mãe de família que recebe a publicidade do saldão do seu supermercado.

Nesse sentido, a publicidade ocupa um lugar muito importante na estratégia do seu negócio.

Influenciador

O influenciador é aquele que tem a capacidade de levar outras pessoas a fazerem uma compra.

Hoje em dia, é comum que as pessoas lembrem imediatamente dos influenciadores digitais, que trabalham diretamente com a tarefa de indicar produtos aos seus seguidores.

Por outro lado, o consumidor influenciador pode estar em qualquer lugar. Um exemplo é o cliente que tem uma boa experiência de compra no seu supermercado e decide recomendá-lo a amigos e familiares.

Decisor

Já o decisor, outro perfil bastante importante entre os tipos de consumidores, é quem toma a decisão efetiva de realizar uma compra.

Na dinâmica familiar e doméstica, por exemplo, podemos pensar que mães e pais costumam desempenhar esse papel, já que são eles que acompanham as necessidades da família e decidem o que deve ou não ser adquirido.

É importante lembrar que muitos fatores podem influenciar essa decisão, conforme o perfil do seu público, incluindo aspectos como preço, qualidade, disponibilidade, diversidade, entre outros.

Comprador

O comprador, por outro lado, é a pessoa responsável por se dirigir até o supermercado e fazer a aquisição dos produtos.

É preciso ter em mente que essa pode ou não ser uma escolha planejada. Em muitos casos, o comprador somente passa na frente do estabelecimento, localiza o anúncio de alguma promoção chamativa e acaba entrando para adquirir o produto ofertado.

Usuário

Por fim, o último perfil dos tipos de consumidores é o usuário, ou seja, a pessoa que utilizará o item comprado.

Nem sempre esse indivíduo coincide com os anteriores. Em alguns casos, o iniciador pode também ser o usuário, assim como o decisor ou o comprador, mas essa não é uma regra geral.

No contexto da aquisição de um presente para alguém ou mesmo em um exemplo rotineiro, como quando uma mãe compra algo para os filhos, os usuários não coincidem com os outros perfis.

Agora que você já conhece os principais tipos de consumidores, continue por aqui e confira 5 dicas para aplicar o cross merchandising no seu supermercado!