A contaminação cruzada é um grande risco para o consumidor e pode trazer diversos prejuízos para o estabelecimento que gerou o ocorrido.
Por isso, é fundamental tomar os cuidados necessários para evitar a transmissão de doenças no seu hortifrúti, garantindo a segurança de todos que consomem seus produtos.
Para isso, é importante adotar alguns hábitos simples e prestar atenção aos aspectos que podem proteger o seu estabelecimento desse risco.
Continue a leitura abaixo e veja quais os cuidados necessários para manter no seu hortifrúti e evitar a contaminação cruzada!
O que é a contaminação cruzada e como ela ocorre no hortifrúti?
A contaminação cruzada acontece quando há transferência de contaminantes de um determinado local, superfície ou alimento para outros alimentos.
Isso pode acontecer tanto de um alimento para o outro, diretamente, quanto através de utensílios, equipamentos e mãos, de forma indireta.
No hortifrúti, os produtos ficam dispostos de forma muito próxima, o que pode levar um item infectado a contaminar outros que estão próximos.
Além disso, o manuseio desses alimentos pode fazer com que cruzem com outros mais distantes, fazendo com que os agentes patogênicos contaminantes se espalhem de forma muito rápida.
Uma das consequências da contaminação cruzada é a infecção dos consumidores por doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.
Por isso, é fundamental tomar os cuidados necessários para garantir a segurança alimentar de todos que consumirem os produtos do seu hortifrúti.
Boas práticas para evitar a contaminação cruzada
Evitar esse tipo de problema exige atenção e cuidado, mas os passos a seguir são bastante simples. Entenda abaixo como prevenir essas situações no seu estabelecimento:
Conserve os alimentos na temperatura recomendada
Em primeiro lugar, garanta que a estrutura e organização do seu hortifrúti são adequadas para armazenar os alimentos de forma segura.
Isso envolve, por exemplo, um bom isolamento térmico, que ajude a preservar o bom estado dos seus produtos, além de desempenhar um papel importante na proteção contra os agentes contaminantes.
Os fungos, por exemplo, podem se proliferar com mais rapidez e alcance em ambientes quentes, o que favorece a contaminação cruzada.
Priorize a higienização da equipe e do local de armazenagem
Além de tomar os cuidados necessários com o clima e a estrutura do local, lembre-se também de promover uma higienização constante dos ambientes em que os alimentos ficam armazenados.
O mesmo vale para os profissionais responsáveis pelo manuseio dos produtos, que devem manter as mãos e uniformes limpos.
Assim, para garantir uma boa limpeza e a segurança dos alimentos, é importante contar com equipamentos que possam ser higienizados de forma adequada.
O suporte para bobina de plástico da Unisold, por exemplo, tem um design que evita o acúmulo de sujeira e a oxidação, mantendo sua aparência e higiene impecáveis por muito mais tempo.
Capacite as equipes de manipulação
Por fim, garanta que os profissionais do seu estabelecimento estejam capacitados para operar com segurança no seu hortifrúti.
Todos os cuidados adotados para evitar a contaminação cruzada devem estar claros para essa equipe, que estará em contato direto com os alimentos e, portanto, será responsável por garantir sua segurança.
A partir de um treinamento específico sobre o assunto, os colaboradores passam a compreender melhor a função desses cuidados e as operações necessárias para mantê-los no dia a dia.
A Unisold pode desempenhar um papel fundamental ao fornecer informações, produtos e soluções que ajudam a prevenir a contaminação cruzada e garantir a segurança dos alimentos do seu hortifrúti, desde a produção até o consumo final.
Certifique-se de seguir boas práticas de higiene e segurança alimentar em todas as etapas do processo de produção e distribuição de hortifrúti.
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue aqui e confira o melhor layout de supermercado, com 5 dicas práticas para se destacar!