O que é visual merchandising e qual é a sua importância para supermercados?

O que é visual merchandising e qual é a sua importância para supermercados?

Para vender mais, é preciso considerar vários aspectos do seu supermercado. Saiba como o visual merchandising pode melhorar seus resultados!

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Redação Unisold Redação Unisold

O visual merchandising é uma estratégia fundamental para aumentar as vendas e atrair mais clientes para o seu supermercado.

Afinal, quando falamos em melhorar as vendas, é preciso questionar qual experiência o seu estabelecimento está oferecendo aos consumidores.

Pensar sobre o ambiente disponível, como ele tem sido utilizado e de que maneiras ele pode se tornar mais atrativo são pontos fundamentais para criar uma estratégia eficiente, que ajude você a lucrar mais.

Quer saber como o visual merchandising pode ajudar nesse processo? Continue a leitura!

O que é visual merchandising?

O visual merchandising consiste na arte estratégica de apresentar os produtos do seu supermercado de uma forma que seja visualmente atrativa para o consumidor.

Esse é um dos principais elementos considerados pelo cliente ao entrar em qualquer estabelecimento, sendo muito importante para promover uma experiência positiva.

Quando entramos em lugar, o aspecto visual é um dos primeiros a chamar a atenção, seja para o bem ou para o mal.

Assim, o princípio básico dessa estratégia consiste em aproveitar todo o impacto que os recursos visuais carregam consigo para chamar a atenção do cliente e estimular a ação de compra.

Por que ele é importante para supermercados?

Todo consumidor passa pela experiência de entrar em um estabelecimento e ser influenciado pela maneira como ele se apresenta, seja de forma positiva ou negativa.

Enquanto alguns aspectos podem diminuir a vontade de fazer uma compra, há outros que podem estimular esse desejo.

Além disso, um ambiente agradável é mais convidativo à presença dos clientes, fazendo com que permaneçam por mais tempo no local.

Com uma boa disposição e organização dos produtos, o visual merchandising também pode ajudar a incentivar as compras por impulso, ou seja, aquelas que ocorrem de forma mais espontânea por parte do consumidor.

Por fim, com os recursos visuais certos, também é possível fortalecer a identidade da marca e fazer com que o seu supermercado se torne marcante.

Juntos, esses elementos podem ajudar não apenas a atrair mais pessoas, mas também a fazer com que continuem voltando, a partir da experiência positiva que tiveram ao comprar os seus produtos.

Estratégias eficientes de visual merchandising para supermercados

E, afinal, como colocar o visual merchandising em prática no supermercado? Ações simples podem ser um bom começo!

Por exemplo, a organização do layout deve ser bem planejada e levar em conta a experiência dos clientes. Uma boa estratégia é a de colocar os produtos que você deseja impulsionar na linha dos olhos do consumidor.

Ilhas e gôndolas separadas também funcionam muito bem para chamar a atenção e dar mais destaque a certos itens, especialmente em datas comemorativas.

Uma boa iluminação é outro ponto fundamental, podendo deixar todo o ambiente mais agradável, o que ajuda a melhorar a percepção dos produtos em si. Além disso, uma iluminação estratégica ajuda na visibilidade dos itens nas prateleiras.

No setor de hortifruti, também vale a pena investir em uma organização sazonal, que coloque em evidência os alimentos da época, aproveitando suas diferentes cores para compor um cenário chamativo e convidativo.

Combinados, todos esses elementos são capazes de dar vida a um visual merchandising poderoso, que atrairá mais clientes para o seu negócio e ajudará a impulsionar suas vendas.

Para mais sugestões de como melhorar as vendas, confira nosso conteúdo com ideias criativas para supermercado!