A Black Friday no Brasil chega à sua 14ª edição e, mais do que um simples evento de descontos, ela representa uma oportunidade estratégica para supermercados atraírem consumidores e aumentarem suas vendas.
Embora a data oficial seja na última sexta-feira de novembro, muitos estabelecimentos começam as promoções antes e continuam após a data, ampliando ainda mais a janela de vendas.
De acordo com estimativas do portal InfoMoney, a Black Friday de 2024 deve movimentar R$ 9,3 bilhões, um crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior.
Este evento sazonal se tornou uma das principais datas do varejo, abrangendo desde produtos de eletrônicos até alimentos e itens de consumo diário.
Por isso, é fundamental que os supermercados planejem suas promoções com antecedência para garantir o máximo de aproveitamento.
Se você está buscando formas de aumentar as vendas do seu supermercado na Black Friday, confira as dicas e estratégias a seguir.
Como montar uma estratégia de promoção de Black Friday para vender mais?
Segundo publicação no portal S.A Mais Varejo, em 2023 o faturamento dos supermercados com a conhecida promoção de Black Friday cresceu mais de 50%, comparado com 2022.
As altas temperaturas dos dias vendas elevaram a busca por:
- destilados,
- energéticos,
- refrigerantes,
- cervejas.
Outros itens que se destacaram entre os mais comprados foram as fraldas infantis e as geriátricas, produtos de limpeza, biscoitos, pães e chocolates.
Vamos então conferir algumas dicas sobre como organizar promoção de Black Friday no seu supermercado?
Conheça o seu público
Para criar promoção de Black Friday, um passo primordial é conhecer o seu público.
Por exemplo, a Black Friday ocorre em uma sexta-feira, se o seu público costuma frequentar o supermercado nesse dia para realizar compras para o churrasco do fim de semana, você pode criar promoções envolvendo espetos, carvão, carnes, bebidas, pão, saladas, sobremesas e demais itens que complementam um bom churrasco.
Ou atrair vegetarianos, veganos e pessoas que priorizam um estilo de vida mais saudável com kits de alimentos sazonais.
Por outro lado, você também pode encantar outros públicos, como mamães e papais, com itens infantis.
Ou a terceira idade com produtos específicos, como leites e suplementos nutricionais destinados aos idosos, chás, itens de cuidado e higiene pessoal.
Prepare a loja para receber os clientes
Quando se faz promoção de Black Friday é preciso estar preparado para receber uma movimentação maior na sua loja.
Logo, abuse de ideias criativas para deixar o seu supermercado devidamente preparado, tanto na estrutura como no atendimento para receber os clientes.
Prepare e organize o seu PDV para receber uma quantidade maior de pessoas, evitando que seus clientes demorem para serem atendidos, encontrem dificuldades para achar um produto ou fiquem muito tempo na fila do caixa.
Diversifique os meios de pagamento
Diversifique os meios de pagamentos e utilize a tecnologia para agilizar os processos.
Esteja preparado para dar trocos, em casos de pagamentos em dinheiro, garanta conexões rápidas para uso de cartões de crédito e débito e Pix.
Parcele e facilite as formas de pagamento dentro do possível.
Organize o estoque
Claro que, para garantir o sucesso da sua promoção de Black Friday, o seu supermercado precisa estar devidamente abastecido.
Imagine, por exemplo, você trabalhar com eficiência na divulgação, informando que as fraldas infantis entraram em promoção de Black Friday, porém, poucas horas depois da abertura do seu supermercado elas acabam por falta de planejamento no estoque.
Com certeza o seu cliente irá embora e deixará de comprar no seu estabelecimento.
Tão importante quanto cuidar do estoque é atentar para o abastecimento para que o produto não falte na prateleira.
Divulgue as ofertas nos canais digitais
Segundo publicação no G1 (Globo), cerca de 84% da população brasileira vive conectada à internet, por isso não esqueça que boa parte dos seus clientes acessam os mais diferentes canais digitais.
Logo, toda promoção de Black Friday realizada pelo seu supermercado precisa ser divulgada em todos os canais, principalmente nas redes sociais.
Agora que você conferiu como criar promoção de Black Friday para aumentar o seu lucro, que tal conhecer os tipos de consumidores para atraí-los para o seu supermercado?