Investir em marketing para supermercados vai muito além de adotar práticas para vender mais, afinal, trata-se de um processo que envolve um conjunto de técnicas e estratégias que visam transformar o seu negócio e reforçar a reputação do seu estabelecimento.
Segundo o último estudo do Ranking ABRAS, promovido e divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Supermercados, existem no Brasil 414.663 de lojas do setor.
Ainda conforme o ranking, que está na sua 47ª edição, diariamente 30 milhões de consumidores passam entre os diversos supermercados do país para realizarem alguma compra.
Falamos de um setor altamente lucrativo que de acordo com a ABRAS em 2023 faturou mais de um trilhão de reais, mas também é extremamente competitivo. Nesse cenário, destaca-se no mercado o empreendedor que:
- atrair,
- conquistar,
- provocar desejos e despertar necessidades,
- oferecer as melhores experiências,
- e fidelizar o seu cliente.
Por isso, continue a leitura e saiba como usar estrategicamente ações e técnicas de marketing para supermercados pode ajudar você a transformar o seu negócio e potencializar os seus resultados.
Descubra os pilares do marketing para supermercados e revolucione o seu negócio
O marketing para supermercados envolve um conjunto de estratégias que visam atrair o consumidor para o seu estabelecimento e conquistá-lo levando à compra.
Da mesma forma que tem a função de agregar valor a sua marca, fortalecer a relação cliente/empresa e fidelizá-lo, resultando em mais compras e maiores resultados para o seu negócio.
Para atingir esse objetivo, existem 5 pilares que devem guiar suas estratégias e ações de marketing para supermercados, que são:
Valorize os seus produtos
Produtos de qualidade são a base do marketing e, claro, do sucesso do seu negócio.
Por isso, priorize em oferecer sempre o melhor produto para o seu cliente, isso envolve o atendimento, o serviço de caixa, a otimização do espaço, layout do supermercado e tudo mais que faz parte da experiência de compra dele.
Combine preço e qualidade
Preço e qualidade continuam sendo fatores de decisão de compra, por isso são elementos que devem ser estrategicamente trabalhados nas campanhas de marketing para supermercados.
Lembre-se que o preço não está associado diretamente ao fato do produto ser mais barato que a sua concorrência, mas sim ao custo-benefício que ele entrega ao seu consumidor.
Nessa hora, é considerada a origem, a marca, condições e formas de pagamento, além da qualidade.
Crie promoções especiais
Um dos potenciais pilares do marketing para supermercados é criar promoções especiais e diversas, elas estimulam as vendas por impulso.
Você sabia que uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que oito em cada dez consumidores admitem que as promoções e ofertas os levam a realizarem compras por impulso?
A mesma pesquisa conclui que 33% das compras feitas por impulso são realizadas em um supermercado.
Logo, vale muito a pena investir em promoções e ofertas.
Estimule os sentidos dos clientes
Estimular os sentidos dos clientes é um dos principais pilares do marketing para supermercados, afinal, essa experiência potencializa a compra por impulso.
Por exemplo, sentir o cheirinho de churrasco, ver uma carne suculenta sendo assada e saborear um pedaço dela é um grande estímulo para o consumidor levar para casa carnes e derivados.
Por isso, você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos colocam um profissional assando carnes e oferecendo ao público próximo dos açougues.
O mesmo acontece com o cheiro do café fresco, degustação de pães e doces. Sem contar que um setor de hortifrúti colorido, limpo, organizado e bem iluminado, com produtos frescos, torna-se irresistível para o consumidor.
Invista em benchmarking
Nada melhor para surpreender o seu cliente do que conhecer mais profundamente as práticas da sua concorrência, não é mesmo?
Por isso, o último pilar do marketing para supermercado é investir em benchmarking, uma ferramenta utilizada por todos os setores do mercado que busca conhecer as estratégias de marketing utilizadas pela concorrência e que possam inspirar as suas campanhas.
Compreendeu como o marketing se tornou uma ferramenta indispensável para atrair, conquistar, fidelizar o seu cliente e transformar o seu negócio?
Agora, que tal continuar no nosso blog para saber também o que é visual merchandising e qual é a sua importância para supermercados?