Transforme seu negócio com o marketing para supermercados

Transforme seu negócio com o marketing para supermercados

Quer saber como o marketing para supermercados pode transformar o seu negócio e trazer maiores resultados? Confira aqui.

Redação Unisold Redação Unisold

Investir em marketing para supermercados vai muito além de adotar práticas para vender mais, afinal, trata-se de um processo que envolve um conjunto de técnicas e estratégias que visam transformar o seu negócio e reforçar a reputação do seu estabelecimento.

Segundo o último estudo do Ranking ABRAS, promovido e divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Supermercados, existem no Brasil 414.663 de lojas do setor.

Ainda conforme o ranking, que está na sua 47⁠ª edição, diariamente 30 milhões de consumidores passam entre os diversos supermercados do país para realizarem alguma compra.

Falamos de um setor altamente lucrativo que de acordo com a ABRAS em 2023 faturou mais de um trilhão de reais, mas também é extremamente competitivo. Nesse cenário, destaca-se no mercado o empreendedor que:

  • atrair,
  • conquistar,
  • provocar desejos e despertar necessidades,
  • oferecer as melhores experiências,
  • e fidelizar o seu cliente.

Por isso, continue a leitura e saiba como usar estrategicamente ações e técnicas de marketing para supermercados pode ajudar você a transformar o seu negócio e potencializar os seus resultados.

Descubra os pilares do marketing para supermercados e revolucione o seu negócio

O marketing para supermercados envolve um conjunto de estratégias que visam atrair o consumidor para o seu estabelecimento e conquistá-lo levando à compra.

Da mesma forma que tem a função de agregar valor a sua marca, fortalecer a relação cliente/empresa e fidelizá-lo, resultando em mais compras e maiores resultados para o seu negócio.

Para atingir esse objetivo, existem 5 pilares que devem guiar suas estratégias e ações de marketing para supermercados, que são:

Valorize os seus produtos

Produtos de qualidade são a base do marketing e, claro, do sucesso do seu negócio.

Por isso, priorize em oferecer sempre o melhor produto para o seu cliente, isso envolve o atendimento, o serviço de caixa, a otimização do espaço, layout do supermercado e tudo mais que faz parte da experiência de compra dele.

Combine preço e qualidade

Preço e qualidade continuam sendo fatores de decisão de compra, por isso são elementos que devem ser estrategicamente trabalhados nas campanhas de marketing para supermercados.

Lembre-se que o preço não está associado diretamente ao fato do produto ser mais barato que a sua concorrência, mas sim ao custo-benefício que ele entrega ao seu consumidor.

Nessa hora, é considerada a origem, a marca, condições e formas de pagamento, além da qualidade.

Crie promoções especiais

Um dos potenciais pilares do marketing para supermercados é criar promoções especiais e diversas, elas estimulam as vendas por impulso.

Você sabia que uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que oito em cada dez consumidores admitem que as promoções e ofertas os levam a realizarem compras por impulso?

A mesma pesquisa conclui que 33% das compras feitas por impulso são realizadas em um supermercado.

Logo, vale muito a pena investir em promoções e ofertas.

Estimule os sentidos dos clientes

Estimular os sentidos dos clientes é um dos principais pilares do marketing para supermercados, afinal, essa experiência potencializa a compra por impulso.

Por exemplo, sentir o cheirinho de churrasco, ver uma carne suculenta sendo assada e saborear um pedaço dela é um grande estímulo para o consumidor levar para casa carnes e derivados.

Por isso, você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos colocam um profissional assando carnes e oferecendo ao público próximo dos açougues.

O mesmo acontece com o cheiro do café fresco, degustação de pães e doces. Sem contar que um setor de hortifrúti colorido, limpo, organizado e bem iluminado, com produtos frescos, torna-se irresistível para o consumidor.

Invista em benchmarking

Nada melhor para surpreender o seu cliente do que conhecer mais profundamente as práticas da sua concorrência, não é mesmo?

Por isso, o último pilar do marketing para supermercado é investir em benchmarking, uma ferramenta utilizada por todos os setores do mercado que busca conhecer as estratégias de marketing utilizadas pela concorrência e que possam inspirar as suas campanhas.

Compreendeu como o marketing se tornou uma ferramenta indispensável para atrair, conquistar, fidelizar o seu cliente e transformar o seu negócio?

Agora, que tal continuar no nosso blog para saber também o que é visual merchandising e qual é a sua importância para supermercados?